Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trabalho realizado por meio de parceria entre secretarias de Educação e Saúde de Ibiporã visa detecção precoce de crianças com sinais de risco para o desenvolvimento

O projeto "Gerando Saúde na Escola - Ações Intersetoriais e Interdisciplinares visando a Promoção e a Proteção da Saúde Infantil", realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, recebeu menção honrosa durante o 1º Congresso Regional de Secretarias Municipais de Saúde", realizado nos dias 26 e 27 de outubro, em Cambé. Com o tema "Os Desafios da Gestão Municipal" o congresso reuniu cerca de 500 pessoas, entre profissionais e comunidade ligada a instituições e conselhos municipais de saúde.

O projeto de Ibiporã foi apresentado pela fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Franciele Queiroz Ribeiro, na Roda de Conversa da Atenção Primária à Saúde, juntamente com outros 11 trabalhos selecionados. Segundo Franciele, o projeto é desenvolvido com educadores e crianças a partir dos seis meses que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Ibiporã. "O objetivo é detectar precocemente as crianças com sinais de risco para o desenvolvimento infantil, além de identificação de alterações de comportamento, motoras e de fala e linguagem", explica a profissional.

Uma equipe multiprofissional formada por duas psicólogas, uma do Nasf e a outra do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CapsI), uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga e um pediatra especializado em Saúde Mental realiza a identificação e o cuidado das crianças com sinais de risco para o desenvolvimento e/ou alterações de comportamento.

A ação consiste em duas etapas: atuação nos CMEIs e na Unidade Básica de Saúde (UBS). "No primeiro encontro fazemos uma roda de conversa entre a equipe de saúde e os funcionários do CMEI. O objetivo é explicar a finalidade do trabalho e os casos que necessitam de mais atenção. Já no segundo encontro os profissionais observam e avaliam em sala de aula as crianças selecionadas pelos professores e triagem fonoaudiológica, com filmagem dos casos, para posterior discussão com a equipe pedagógica. No terceiro encontro é feita a devolutiva à equipe pedagógica dos casos avaliados pelos profissionais de saúde e discussão compartilhada dos encaminhamentos de cada caso", detalha Franciele. "Com este trabalho intersetorial e interdisciplinar visamos à educação permanente em saúde da equipe pedagógica em uma fase tão importante para o desenvolvimento infantil", acrescenta a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto.

De acordo com a fonoaudióloga, as crianças detectadas com sinais de risco para o desenvolvimento infantil e/ou alterações de comportamento são encaminhadas para intervenção em grupo da UBS. O atendimento no grupo é realizado por dupla de profissionais, tendo sempre um profissional de saúde como referência. "Conversamos com os pais sobre as alterações observadas, a proposta de trabalho e como devem agir. No caso de alterações do comportamento, a psicóloga propõe dinâmicas de grupo e, por meio de brincadeiras direcionadas, procura solucionar as dificuldades apresentadas pelos pacientes. Com uma intervenção precoce e resolutiva as chances de melhora são mais rápidas e efetivas", argumenta Franciele.

Neste formato, o projeto está sendo trabalhado com a comunidade escolar dos CMEIs Idalina Soares Sobreira e Cantinho Feliz, sendo as atividades em grupo realizadas com 11 crianças na UBS do Jardim Bom Pastor.

A secretária de Educação, Márcia Vergínia Justo Martins de Souza, ressalta a importância da parceria para proteção e promoção da saúde infantil. "O trabalho em rede é muito importante porque cada profissional dá a sua contribuição para a construção de um novo olhar sobre a criança. A intervenção precoce evita futuros atrasos em seu desenvolvimento", conclui a secretária.

Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.