Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de cinquenta jovens participaram do evento. Programa visa atender pessoas com idade entre 16 e 24 anos que se encontram fora do mercado de trabalho

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, realizou na última sexta-feira (14), o lançamento do Programa “Futuro no Presente – Ampliando os Saberes da Juventude”. O evento contou com a presença do prefeito João Coloniezi, da secretária do Trabalho, Maria Romana, do coordenador do programa, Julio Henrique Conceição, do vereador Rafael da Farmácia, secretários, servidores, pais e jovens que estão fora do mercado de trabalho.

O programa visa atender jovens com idade entre 16 a 24 anos, que se encontram fora do mercado de trabalho, contribuindo com seu desenvolvimento e incentivando-os a estabelecerem metas para seu avanço profissional e desenvolvimento pessoal. O projeto foi elaborado objetivando a geração de emprego e renda deste público no município, como também a valorização cidadã, considerando o atual contexto que expõe a juventude às inúmeras vulnerabilidades provocadas pelas desigualdades sociais, as quais culminam com sua exclusão do mercado de trabalho, especialmente àqueles jovens que historicamente enfrentam a dificuldade de acesso à educação formal e oportunidades de qualificação profissional.

“O Programa Futuro no Presente tem a finalidade de contribuir com o desenvolvimento dos jovens, incentivando-os a estabelecerem metas para seu avanço profissional e desenvolvimento pessoal; melhorar as condições de empregabilidade daqueles que buscam sua colocação, recolocação, permanência e progressão profissional, promovendo assim, a inclusão social através do trabalho. Além disso, fomentar a economia solidária por meio de práticas econômicas e sociais organizadas, sob a forma de cooperativa, que realizem atividades de produção de bens, comércio justo e consumo solidário”, explicou a secretária Municipal do Trabalho, Maria Romana.

Segundo o coordenador do programa, para que isso se concretize, serão executadas diversas ações, como pesquisa de opinião para conhecer os principais anseios dos jovens; visitas domiciliares e in loco, a fim de conhecer a realidade dos jovens que estão à margem da sociedade; realização de eventos nos bairros com o intuito de atrair o interesse dos jovens; aproximação entre o público-alvo e os serviços ofertados pela rede de atendimento municipal; oficinas de orientação e preparação para o primeiro emprego, através de confecção de currículo e dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego; oferta de oficinas que atendam o interesse dos jovens (informática, fotografia, maquiagem, entre outras); oferta de aulas de inglês, português e matemática, visando melhorar seu desempenho pessoal e profissional; palestras e rodas de conversa com profissionais bem sucedidos, a fim de motivar os jovens inseridos no programa; parceria com faculdades e universidades, tendo em vista a oferta de bolsas de estudo e orientação profissional; parceria com instituições de ensino técnico, a fim de oportunizar a oferta de cursos técnicos aos jovens atendidos; desenvolvimento de atividades profissionais que gerem trabalho e renda; e, por fim, a inserção social do jovem no mundo do trabalho.

Presente à solenidade, o prefeito João Coloniezi ressaltou que a geração de emprego e renda é prioridade da Administração Municipal, e que a partir deste projeto os jovens do município também passam a ser atendidos com políticas públicas que contribuirão com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. “O ingresso no mercado de trabalho já é difícil, e neste momento de grave crise econômica pela qual o país atravessa a conquista do primeiro emprego fica ainda mais difícil. O intuito do governo municipal é mudar um pouco este cenário. Para isso, jovens, precisamos que vocês se comprometam com o projeto, usufruam de toda a estrutura do Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), porque daqui, certamente, vocês sairão para o mercado de trabalho em melhores condições de empregabilidade”, assegurou o prefeito.

Todas as ações do programa “Futuro no Presente” serão executadas e coordenadas pela Secretaria Municipal do Trabalho e serão realizadas por agentes públicos, buscando a participação da sociedade através de ações voluntárias.

NC/PMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.