Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O melhor goleiro do mundo na atualidade é um africano. Édouard Mendy é senegalês, tem 29 anos, atua no Chelsea, da Inglaterra e superou nada mais nada menos que Gianluigi Donnaruma, do PSG, e Manuel Neuer, do Bayern de Munique, para ficar com o prêmio.

Mendy é a inspiração de um garoto "camaronês" de apenas 17 anos que já treina entre os profissionais de Adilson Batista, no Londrina Esporte Clube. Yvan Tiwa tem se destacado nos treinamentos e é apontado por muitos no LEC como um goleiro promissor. Mas o que é que um camaronês de 17 anos faz "perdido" no país do futebol? Foi essa pergunta que nos fizeram e através dela chegamos ao material por aqui.

Yvan nasceu e cresceu em Douala, Camarões, foi ali que despertou o interesse pela bola. "Madame Marie Gwladys", sua mãe, conta que o menino sempre brincou no gol e se recorda com carinho das broncas que dava no garoto. "Ele chegava em casa no final do dia com a roupa toda suja e rasgada, eu ficava muito brava", conta Marie, orgulhosa da trajetória do filho que após se dedicar embaixo das metas nos campinhos de barro existentes na pobre cidade sempre fazia companhia para a mãe.

O camaronês tem 1 metro e 91 de altura e desembarcou no Brasil no dia 14 de setembro de 2020, trazido pelos empresários, Beto SIlvestri e Carlos Caggiano, que representam a DKMS no Brasil. Aliás, Beto lembra que o goleiro foi convocado e disputou o Mundial Sub-17 no Brasil em 2019 pela seleção camaronesa, tendo apenas 14, isso mesmo, 14 anos de idade.

Um jovem curioso, com um português fluente invejável, divertido e observador, Tiwa conta com o também camaronês Toni Nang, para adaptar-se rapidamente por aqui e se comunica diariamente com a mãe para matar a saudade de casa por chamada de vídeo.

Tendo Mendy como espelho, Toni Nang como melhor amigo e a retaguarda dos procuradores, Yvan segue em busca do seu sonho, distante de casa, da sua mãe, mas bem perto de conquistar seus objetivos. O camaronês de quase 2 metros de altura acaba de ganhar mais um incentivador na carreira. Essas histórias mexem com a gente, não é mesmo?!

Agarre suas chances, tenha fé e siga em frente, menino!

Rafael Morientes/Londrina/coluna RM - Jornal União

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.