Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ação é promovida pela COMPAZ e Londrina Pazeando, e envolve a destruição de armas de brinquedo em prol da cultura de paz

Nesta sexta-feira (6), será realizado o 10º Manifesto pela Paz e pelo Desarmamento Infantil. A ação irá ocorrer das 9h às 11h em frente à loja do Móveis Brasília (Avenida Saul Elkind 1.348, Conjunto Vivi Xavier). A ação é realizada pelo Londrina Pazeando e Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), com apoio de parceiros. O evento é aberto para todos que queiram participar.

Como atração do evento, a partir das 9h, o Tio Paulão Festas & Eventos levará a Família Dinossauro, para tirar fotos e interagir com o público infantil. Os fantoches Kiko e Vidinha, da Secretaria Municipal de Educação (SME) vão estar presentes para conversar com as crianças. Também vai haver confraternização entre participantes e troca de ideias sobre o movimentos de Construção da Cultura de Paz.

Às 10h, está programada a destruição de mais de 30 armas de brinquedo. Esta ação contará com a participação colaborativa do 30° Batalhão da Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Tiro de Guerra. Os alunos da Escola Municipal Moacyr Teixeira, que já participaram da ação no ano passado, também estarão presentes. A escola planeja conduzir uma campanha junto às crianças, incentivando-as a entregarem voluntariamente suas armas de brinquedo no dia do evento, a fim de que estas também sejam destruídas. Após a destruição dos brinquedos, os resíduos serão entregues para reciclagem.

O secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luiz Claudio Galhardi, citou que o Manifesto e o Selo Arma Não é Brinquedo integram uma campanha realizada há mais de 13 anos na cidade de Londrina (lei municipal n° 9.188/2003) e que já abrange mais de 100 lojas da cidade, que não vendem mais armas de brinquedo. “O selo se renova a cada dois anos, e agora no mês de novembro outras lojas vão receber também. O comércio tem tido uma grande adesão, e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) vai estar presente na sexta também”, disse.

Galhardi reforçou a importância das crianças não brincarem com armas de mentira. “É importante mudar o paradigma das crianças sobre essa questão de armas. Elas estão presentes em jogos, videogames, e no telejornal vemos uma sociedade belicista, em que todos os conflitos se resolvem com mais armas e mais violência. Mas nós precisamos mudar esse paradigma”, explicou.

A responsável pelo setor de Projetos da SME, Carla Cordeiro, elogiou a iniciativa do Londrina Pazeando e COMPAZ. “Em sua 10ª edição, esta ação proporciona uma reflexão sobre como podemos produzir a paz, a partir de pequenos atos. Parabéns para a Organização da Sociedade Civil (OSC) Londrina Pazeando, COMPAZ e todos envolvidos para esta construção da paz”, disse.

Rebeca Vernillo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.