Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com música ao vivo, apresentações e atrações culturais, o evento superou as expectativas dos organizadores e comerciantes; iniciativa conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina

Reunindo uma série de atrações e atividades gratuitas para pessoas de todas as idades, o distrito de Irerê, na região sul de Londrina, sediou a primeira edição da Festa Rural no último sábado (13) e domingo (14), fim de semana do Dia das Mães. Superando as expectativas da organização e comerciantes locais, o evento realizado na praça da Igreja Matriz alcançou público de mais de cinco mil pessoas nos dois dias de programação, recebendo visitantes dessa região e de diferentes localidades como Londrina, Cambé, Ibiporã, Paiquerê, Guairacá, Espírito Santo e Guaravera, dentre outras da área rural.

Famílias inteiras, idosos e crianças puderam aproveitar tudo o que a festa rural do distrito ofereceu. A praça foi animada com música ao vivo, vendas de comidas e artesanato, além de um almoço típico, cavalgada, sorteio de brindes e outras ações. Integrando o projeto “Festa é Cultura”, a iniciativa foi desenvolvida pelo Corre Cultura, que conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Teve apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Instituto da Memória Caipira, Mixer Instrumentos, London Music, Rádio Clube FM, Codel e Comitiva Guairacá.

 “As festas rurais precisam voltar e fico muito feliz em ver a população de Irerê empenhada e feliz com o projeto. Todos tiveram lucro e puderam passar momentos agradáveis com a família aqui na praça. Agradeço aos organizadores por lembrarem do nosso distrito e também pelo apoio de todas as secretarias. Já estamos esperando pela próxima”, afirmou Tânia Malaquias Ferreira, coordenadora distrital de Irerê.

O almoço rural servido no salão paroquial foi um grande sucesso de vendas, assim como os barraqueiros, tendo muitos deles comercializado seus estoques ainda no sábado, quando a festa recebeu aproximadamente três mil pessoas.

A coordenadora-geral do CORRE, Rose Andreia Castanho, destacou que a 1ª Festa Rural de Irerê, dentro deste projeto, foi um sucesso e agradou muito a comunidade do distrito e demais visitantes. “O objetivo era trabalhar para alcançarmos cerca de três mil pessoas ao todo, mas, para nossa surpresa, a movimentação foi bem maior e cerca de cinco mil visitantes compareceram no fim de semana. O retorno ultrapassou nossas expectativas em todos os sentidos, conversando com o pessoal das barracas e que trabalharam no evento tive apenas bons comentários e elogios. Todos demonstraram satisfação e felicidade, a grande maioria conseguiu vender tudo o que levou, sendo que vários precisaram repor o estoque de mercadoras ainda no primeiro dia. Muitas pessoas vieram agradecer, e até houve dois senhores que vivem em Irerê há muitos anos e mencionaram que a festa foi a melhor que eles foram na região”, comentou.

Segundo Castanho, de forma geral o evento recebeu elogios quanto à organização, logística, qualidade da programação e limpeza. “O objetivo do projeto é de disponibilizar cultura e lazer nas áreas rurais, gerar oportunidades e renda, incentivar a economia, e isso foi alcançado novamente em Irerê com essa festa tão bonita e cheia de gente. Isso ajuda a movimentar o turismo rural, fazer com que as pessoas de Londrina e outras partes conheçam o que os distritos oferecem. As vendas foram ótimas e a comunidade se envolveu, fizemos uma ampla divulgação e o resultado foi excelente. Muitas pessoas de Londrina passeando por lá, mais do que imaginávamos, e diversas áreas do município estiveram representadas”, contou.

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto CORRE, o almoço do Dia das Mães, um dos destaques da agenda, teve homenagens, música e momentos marcantes para o público. “Foi um almoço bastante agradável e repleto de alegria, muitas famílias presentes e mães emocionadas, chamou bastante atenção e todo mundo saiu de lá feliz. O Coro Voz Viva fez um show muito bonito no domingo, bem como todas as atrações musicais e culturais que participaram e abrilhantaram a festa. O evento cumpriu sua missão de proporcionar cultura a uma população que nem sempre tem acesso fácil a esse tipo de evento”, concluiu.

Além dos shows, a festa teve ainda a presença do projeto Biblioteca Itinerante proposto pela Biblioteca Pública Municipal de Londrina e apresentação com berrante realizada pelos participantes da cavalgada, além de show de prêmios com sorteio para as mães presentes. A próxima festa prevista será no distrito de Maravilha, nos dias 10 e 11 de junho. A organização já anunciou as novidades, como o concurso de princesa e rainha do distrito.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, comentou que o retorno das festas rurais era muito aguardado pela comunidade, enfatizando a importância da articulação da Prefeitura e mobilização dos distritos. “O público estava sentindo falta desses eventos, que não aconteciam há vários anos já, e esperava ansioso. O projeto CORRE, por meio do Promic, já realizou uma edição na Warta, agora em Irerê e depois em Maravilha, depois outros dois locais também terão a festa rural. A economia local é movimentada e fica fortalecida, os moradores comparecem e formam esse grande volume de pessoas em um evento belíssimo. As vendas foram excelentes e ficamos felizes em ver o sucesso, após um período muito difícil de pandemia e dificuldades”, ressaltou.

Choucino disse que a Festa Rural é resultado de uma articulação entre as pastas da Agricultura e Cultura. “Juntos, eu e o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, com nossas equipes, conseguimos elaborar este projeto e encontramos o caminho para colocá-lo em prática. O projeto CORRE ficou responsável pela organização e agora a zona rural está sendo beneficiada com uma importante iniciativa”, frisou.

Para o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, a Festa Rural de Irerê é um exemplo de encontro que promove as relações sociais e a boa ocupação do espaço público com atividades criativas, culturais e de entretenimento. “A programação artística foi recheada de atrações locais, a Biblioteca Municipal criou um ambiente de leitura levando livros e outros materiais. Os londrinenses e moradores das áreas rurais são apaixonados por esse tipo de evento e isso ficou provado mais uma vez. Essa é a segunda festa, após a inicial na Warta, e os eventos ajudam a reviver as tradições da cultura londrinense, muito ligada à terra, à vida rural e da roça, então cada festa é um momento de celebração e cultura”, afirmou.

Dentre as autoridades participantes da Festa Rural de Irerê, estiveram presentes o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, o presidente da CMTU, Marcelo Cortez e o vereador Aílton Nantes.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.