Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento abre o mês do Dezembro Vermelho, de mobilização na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza na sexta-feira (1) o 3º Simpósio de HIV-AIDS. O evento ocorre, das 8h às 18h, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado no Hospital Universitário (HU). O simpósio marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e abre o mês do Dezembro Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a luta contra o vírus HIV, a Aids e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O objetivo do evento é discutir e apresentar diferentes questões envolvendo o vírus do HIV, como, por exemplo, os dados epidemiológicos, os avanços no tratamento, as formas de prevenção, a testagem rápida, exposição de crianças ao vírus, além de questões éticas no processo de diagnóstico do HIV.

De acordo com a diretora de Serviços Complementares de Saúde, da SMS, Claudia Denise Garcia, datas como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS são marcas importantes para estimular a sensibilização da sociedade quanto à doenças e problemas que precisam ser debatidos. “Essas ações são formas de chamar a atenção do público, reforçar a discussão e a divulgação dos serviços de saúde prestados. Dialogar sobre a AIDS é fundamental para alertarmos sobre a doença, mostrar que a infecção por HIV ainda tem incidência significativa e está circulando, mas que pode ser evitada e há suporte para isso. A intenção é trabalhar para reduzir os casos exatamente salientando os cuidados que as pessoas precisam ter quanto ao uso de preservativos e outras formas de prevenção. Temos que manter a vigilância e propor ações educativas e de apelo público para diminuir os casos da doença”, comentou.

Programação do Simpósio

Além do encontro, também será realizada a panfletagem de material com orientações a respeito da prevenção e de infecção por HIV/Aids/IST, e orientação sobre a importância de realizar a testagem para o vírus do HIV, sífilis e hepatites B e C. Além da distribuição de preservativos e auto teste para HIV.

Essa sensibilização se dará em diversos locais no decorrer do fim de semana. Na sexta-feira (1), o trabalho será feito no Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), nos períodos de almoço e jantar da instituição. No sábado (2), a ação se deslocará para o calçadão de Londrina (Av Paraná), e, no domingo (3), será finalizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na rua Luís Brugin, 570, zona norte da cidade.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.