Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Principal encontro de tecnologia para prefeituras do estado aborda ferramentas e soluções que melhorem a eficiência dos serviços públicos prestados à população

Com um Ecossistema de Inovação consolidado e cidade-polo em tecnologia da informação, Londrina deu início, ontem (23), ao Congresso de Cidades Inteligentes e Digitais, principal encontro de tecnologia para prefeituras promovido no estado do Paraná. Londrina sedia a nona edição do evento, que está recebendo profissionais e lideranças de mais de cem prefeituras do estado.

O 9⁰ Congresso de Cidades Inteligentes e Digitais é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Há um mês, Londrina recebeu o Prêmio Nacional de Inovação por estar entre as vinte cidades do país que mais têm startups atraentes para o mercados corporativo e empresas líderes em inovação aberta. A cidade é referência em tecnologia e tem recebido comitivas de cidades de outros estados, com o objetivo de conhecerem ações e projetos da área. Esse avanço foi citado pelo prefeito Marcelo Belinati na abertura do evento, que destacou a importância de o município investir em tecnologia de ponta. “Na gestão pública, tecnologia significa eficiência, economia e qualidade na prestação de serviços para a população. Quanto mais avançarmos em tecnologia, mais eficientes vamos ser”, avaliou.

O diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, contou que a RCD surgiu há 12 anos com a missão de fomentar movimentos que difundam a tecnologia na gestão pública. “Depois da pandemia tivemos a necessidade no processo de transformação digital das cidades. Sem a tecnologia não dá para desenvolver projetos inovadores de desenvolvimentos em todos os aspectos sociais e econômicos, sempre visando melhorar a vida das pessoas”, pontuou.

A Codel deu o suporte para os organizadores implantarem o congresso na cidade. Um dos palestrantes ontem (23) foi o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto, Roberto Moreira, que apresentou as ações que estão sendo feitas pra que Londrina tenha se tornado uma referência na área, além de suas conquistas e premiações.

Na abertura, o presidente da Codel, Alex Canziani comentou que a cidade conta com 11 Governanças que buscam meios para que Londrina seja cada vez mais uma cidade inteligente. “Esse evento é importante porque, através dele, vamos conhecer tecnologias que podem fazer a diferença nos municípios participantes. E tenho certeza que vamos sair com um mindset novo para poder transformar nossas cidades e deixá-las ainda mais atrativas e inovadoras”, concluiu

Durante o evento, o prefeito Marcelo Belinati recebeu do diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, o certificado e o troféu de Prefeito Inovador 2023 em reconhecimento ao lançamento do programa Empregatech. Agradecido, Belinati destacou a importância do projeto dentro da esfera social e econômica da cidade. “O Empregatech é a união da Prefeitura com entidades e instituições onde qualificamos os jovens para trabalharem com TI. Eles saem do curso já empregados nas empresas de tecnologia da cidade. É um grande programa social que dá um caminho profissional e atende as demandas das empresas de tecnologia”, afirmou. Belinati ainda pontuou que, hoje, Londrina conta com uma média de duas mil vagas abertas na área de TI, à espera de profissionais qualificados.

O encontro segue com uma programação extensa de palestras nesta quinta (23) e sexta-feira (24). As inscrições e o cronograma completo estão no site do evento.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.