Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Feirão do Imposto é uma ação realizada há mais de 20 anos em todo o Brasil para conscientizar a população sobre a carga tributária excessiva do país. Por conta disso, vários estabelecimentos oferecem produtos e serviços sem a incidência dos tributos, gerando descontos para o consumidor.

A nível nacional, a organização do Feirão do Imposto 2023 está a cargo da CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários), enquanto a FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) articula as ações de âmbito estadual. Em Londrina, a realização é comandada pela ACIL Jovem. O Dia D, quando os descontos serão praticados, foi marcado para sábado (27/5) e já ganhou adesão de empresas como Cervejaria Amadeus, Móveis Brasília (Calçadão), Supermercado W Brasil, Posto Bela Suíça, Chopp Brahma (Av. Maringá) e Staca Gastrobar, entre outras.

O tema deste ano é Prospera, Brasil - Uma contramão na estrada estagnada. Ao praticar os descontos equivalentes aos impostos pagos, os empresários pretendem alertar para a necessidade de uma reforma tributária justa e eficiente, além de exigir uma destinação mais efetiva dos recursos públicos, trabalhando com a conscientização e o impacto social.

 “Enquanto jovens empresários ou, no caso de alguns, futuros empresários, sucessores dos negócios, nós nos preocupamos demais com o volume de imposto que é pago, em contrapartida com o pouco retorno que temos como população. O Feirão do Imposto vem justamente para evidenciar caminhos mais leves, com menos impostos e mais desenvolvimento”, destaca Guilherme Bittencourt, integrante da ACIL Jovem e coordenador do Feirão do Imposto em Londrina. A ação conta com parceria de Fortmobile, CBN Londrina, Mundo Livre FM, Frezarin Eventos e Shopping Aurora.

A primeira edição do _Feirão do Imposto_ foi realizada no Brasil em 2002 e, desde aquela época, vem trabalhando para destacar a quantidade de impostos que incidem sobre os produtos. Até o dia 22 de maio, o Impostômetro (impostometro.com.br) já havia ultrapassado a marca de R$ 1,205 trilhão de impostos pagos no Brasil apenas em 2023. Em Londrina, o valor correspondente é de R$ 340 milhões.

Ranulfo Pedreiro/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.