Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dedicados a construir uma cultura de paz nas ruas, eventos colocaram em pauta a segurança viária para os mais variados públicos

A programação da Semana Nacional de Trânsito 2020 chega ao fim nesta sexta-feira (25) em Londrina com mais duas ações educativas. A primeira, às 9h, ocorre na BR-369, em frente ao Parque de Exposições Governador Ney Braga, na região oeste. Já a segunda está programada para ter início às 15h, na avenida Portugal, região sul da cidade.

Na parte da manhã, agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e representantes da concessionária Triunfo Econorte, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), farão a entrega de 650 kits de higienização para caminhoneiros. Os conjuntos contêm lenço de papel, lenço umedecido em álcool em gel 70%, máscara de contenção contra o coronavírus, sabonete em barra e talheres descartáveis.

Além de alertar para as formas de prevenção da Covid-19 durante as viagens, quando o uso de água e sabão para limpeza se torna mais difícil, o trabalho visa orientar os participantes sobre direção defensiva e os riscos do trânsito nas estradas.

No período da tarde, os ficais farão a abordagem de pedestres e motoristas para divulgar a campanha “Olhe e Sinalize”, lançada pelo Município em 2017 como evolução do programa “Pé na Faixa”. A atividade incluiu adesivagem de veículos e instruções sobre como atravessar corretamente a pista.

As recomendações visam estimular o público a pé a exercer com consciência, nos lugares certos e da forma adequada, o direito de travessia em segurança. O objetivo é incutir a cultura de estender o braço para indicar a intenção de passar e só então, com veículos completamente parados, iniciar o movimento.

Programação

Iniciado na última sexta-feira (18), o calendário de eventos da Semana Nacional de Trânsito incluiu uma série de intervenções direcionas aos variados integrantes da dinâmica viária. Pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores, caminhoneiros e os próprios agentes de trânsito estiveram no foco da programação em cerca de 15 iniciativas.

Para levar às ruas informação e conscientizar sobre um trânsito mais seguro, a CMTU realizou a distribuição de kits de antenas corta-pipa, coletes e braceletes refletivos. Num trabalho de corpo a corpo que respeitou todas as orientações das autoridades em saúde, houve a entrega de panfletos e adesivos educativos, assim como itens de proteção contra o novo coronavírus.

O planejamento envolveu ainda a realização de transmissões ao vivo, no Instagram, para debater percepção de risco e os efeitos do estresse gerado pela pandemia no trânsito. O plano de mobilidade urbana de Londrina também foi tema das lives.

Completaram a lista de eventos um dia de valorização dos agentes municipais, com a prestação de serviços de saúde e entrega de brindes, e a veiculação diária, em emissoras de rádio e sistemas internos de som de supermercados, de mensagens alusivas à Semana.

Na avaliação do diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, mesmo com as dificuldades impostas pela realidade atual, o Município conseguiu estabelecer o debate público sobre a diminuição da violência nas ruas. “Acreditamos que as restrições foram compensadas com o apoio de parceiros e a ampla cobertura da imprensa. Tudo isso aumentou nosso poder de alcance, levando a mais pessoas a mensagem pretendida”, analisou.

Dalbem agradeceu a colaboração da Polícia Militar (PM) e de outras autoridades de segurança, engrandecendo também a atuação dos servidores, que “não mediram esforços para informar o cidadão e buscar mudanças de comportamento por meio da educação”. Nas palavras do diretor, sobretudo nas circunstâncias da pandemia, “a missão foi cumprida”.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.