Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Formatura concluiu a primeira leva dos sete cursos ofertados no Senac pelas secretarias municipais de Trabalho, Emprego e Renda e de Políticas para as Mulheres

A Prefeitura de Londrina e o Senac Londrina realizaram, nesta terça-feira (26), a formatura de alunas dos cursos de qualificação profissional. Somando as alunas das unidades Senac do Centro e da Saul Elkind, 65 mulheres foram certificadas por terem concluído os cursos de Maquiador Profissional, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelhas, Cuidador de Idosos e Unhas em Gel. Esta foi a última leva de formandas atendidas neste primeiro semestre pela parceria entre as secretarias municipais de Trabalho, Emprego e Renda e de Políticas para as Mulheres.

Ao todo, a iniciativa da Prefeitura beneficiou 110 mulheres, que participaram das aulas no Senac ao longo do primeiro semestre, de março a julho. Cada um dos cursos teve uma carga horária própria e, além dos cursos já citados, também foram realizadas turmas de Tortas Doces e Salgados e de Doces e Salgados para Festas.

Uma das alunas presentes na formatura era Vânia Regina Bulhões, de 53 anos, que está desempregada há cinco meses e concluiu o curso de Manicure e Pedicure. Mesmo sem nenhuma experiência anterior nessa área, ela foi encaminhada para a formação profissional por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM). “Terminei um relacionamento há pouco tempo e preciso ingressar no mercado de trabalho, mas estou me reencontrando como pessoa e como profissional. O curso foi ótimo, uma experiência super válida, com uma professora maravilhosa e equipe muito acolhedora. Já ganhei um dinheiro atendendo clientes, e espero conquistar um futuro próspero. Me sinto preparada para atender e perto de onde moro tem vários salões precisando de manicures, tão logo eu tiver em mãos o certificado irei me candidatar”, contou.

A consultora Gabriela de Oliveira, aos 27 anos, atua na venda direta de produtos de beleza e como voluntária, conduz cursos de automaquiagem no Centro de Oficinas para Mulheres (COM) da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). E foi a equipe do COM que indicou para ela o curso de Design de Sobrancelhas. Quando já estava prestes a concluir essa formação, ela soube do curso de Maquiador Profissional, e se inscreveu imediatamente. Os dois certificados foram entregues a ela na tarde desta terça-feira (26).

Oliveira explicou que, mesmo tendo já uma base prévia de conhecimentos na área de beleza, o conteúdo dos cursos a qualificou ainda mais para uma atuação profissional. E ela pretende continuar como voluntária no Centro de Oficinas, além de se especializar cada vez mais. “Os cursos foram maravilhosos; a atenção das professoras, das equipes do Senac e da Secretaria da Mulher fazem a gente se sentir importante. E já estou tendo retorno financeiro, atendendo clientes com maquiagem. Vou continuar como voluntária, porque nada supera o olhar das mulheres que chegam tristes, cabisbaixas, e depois quando se veem bem maquiadas o olhar fica diferente, feliz, isso é muito gratificante”, destacou.

Na formatura, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, parabenizou as aulas pelo empenho e dedicação para participarem e concluírem os cursos. “Não é fácil sair de casa para fazer um curso, todos os dias, deixar os filhos, é muito difícil e sei disso. Mas buscamos dar todo suporte para que vocês consigam. Contem sempre conosco, pois estamos aqui por vocês e para vocês. A gestão do prefeito Marcelo Belinati cuida das pessoas e é isso que queremos, planos que não fiquem só no papel. Queremos transformar a vida das pessoas. Por isso, pela primeira vez em 48 anos, a Prefeitura assinou um contrato com o Senac. Foi pensando em vocês”, frisou.

Fernandes também agradeceu a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), que contratou os cursos mediante licitação e disponibilizou as vagas para a SMPM, e ao Senac. “Pensamos muito, com o auxílio do Senac, em quais cursos seriam viabilizados nessa parceria com a SMTER para as mulheres da nossa cidade. O nosso propósito foi ofertar cursos que pudessem colocar a mulher imediatamente no mercado de trabalho, que pudesse retornar em renda, seja no mercado formal ou empreendedorismo. Sou mulher e sei o quão necessário é termos autonomia financeira, para todas as decisões de nossas vidas. É a autonomia financeira que nos tira de um relacionamento abusivo, é quem nos dá a certeza de que, se quisermos dar um passo adiante, podemos dar. E a certificação de uma instituição como o Senac fará toda diferença. Queremos que, com essa certificação, vocês possam virar a página em suas vidas”, acrescentou.

Representando o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, o assessor Cesar Makiolke enfatizou que a SMTER se disponibiliza para auxiliar as recém-formadas em sua trajetória profissional. “O Senac entrega um curso de excelência como ninguém mais, então vocês não saem daqui apenas com um certificado. Vocês saem com uma formação que fará a diferença, seja para procurar uma vaga de trabalho ou empreender. E a SMTER está de portas abertas para apoiá-las nesses próximos passos, seja em busca de colocação dentro do mercado de trabalho formal, seja como empreendedoras. Para nós, entregar esses certificados tem a mesma importância e o peso de inaugurar um viaduto, um posto de saúde, pois do mesmo jeito que uma grande obra transforma a cidade, acreditamos que esses cursos têm potencial de mudar vidas”, frisou.

Ainda na entrega dos certificados, a gerente executiva do Senac Londrina, Amanda Marconi, parabenizou as formandas e ressaltou que a missão da entidade é educar novos profissionais para o mercado de trabalho. “O Senac tem o compromisso de formar para o trabalho, e é o que fizemos com vocês. Que esses cursos façam a diferença na vida de vocês e as portas do Senac continuarão sempre abertas, pois novas oportunidades virão. Nossa missão é educar para o trabalho, mas também estamos aqui para transformar vidas, e esperamos que isso aconteça em vocês, pois aceitaram o desafio. Foi dada a oportunidade e vocês seguraram, deixo os meus parabéns pela dedicação”, afirmou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.