Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Discussão vai abordar a importância de um atendimento acolhedor e empático com as mulheres em situação de violência doméstica

Nesta terça-feira (8), a partir das 14 horas, será realizado o Webinário sobre atendimento humanizado, escuta ativa e empática, na página do Facebook Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG). A atividade integra a programação organizada pela Prefeitura de Londrina e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para marcar a campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A atividade terá a participação da psicóloga do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Fernando de Mello Nogueira, e da coordenadora do coletivo EIG, Vanessa Carvalho Mello. Elas vão falar da importância dos serviços terem profissionais preparados em oferecer um atendimento humanizado e qualificado para as mulheres em situação de violência, e sobre as experiências do CAM no acolhimento mais empático.

Segundo a psicológica do Centro de Atendimento à Mulher, Fernanda de Mello Nogueira, serão abordados alguns conceitos da temática e o serviço prestado pelo centro. “Fizemos um levantamento há alguns anos e o CAM é o primeiro lugar que a mulher em situação de violência doméstica procura. O espaço é onde ela vai falar pela primeira vez sobre a situação, então atender de forma humanizada, oferecer uma escuta qualificada e acolhedora é determinante para essa mulher, inclusive para ela dar continuidade aos atendimentos, saber dos seus direitos e romper com o ciclo da violência”, explicou.

A coordenadora do EIG, Vanessa Carvalho Mello, destacou a importância do acolhimento humanizado e empático nos serviços de saúde e de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. “O atendimento precisa ter esse viés humanizado, onde a empatia seja uma característica primordial nos serviços e nas organizações. Isso faz com que os serviços de atendimento sejam mais qualificados, além de possibilitar que as mulheres se sintam mais seguras, acolhidas e sem medo de denunciar e procurar ajuda. Os profissionais precisam ter delicadeza, gentileza e humanidade para poder lidar com essas mulheres”, destacou.

A atividade faz alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro. Terá, ainda, o lançamento de uma cartilha fruto de um curso organizado pelo coletivo EIG, que teve por objetivo orientar os participantes sobre o acolhimento humanizado a fim de prepara-los para ser um canal de mediação entre as mulheres em situação de violência com os serviços de atendimento.

Sobre a campanha

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres integram um movimento internacional que começou em 1991 e já possui adesão de 160 países. A ação foi criada por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em Londrina, a iniciativa está sendo realizada entre os dias 20 de novembro a 10 de dezembro, com diversas ações para marcar a campanha. A Prefeitura de Londrina, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e outras entidades parceiras, estão promovendo webinários, cursos, rodas de conversas e encontros com profissionais atuantes da área. As atividades terminam dia 10 de dezembro, com as comemorações pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.