Atirador socorre criança engasgada
Alguns fatos do nosso cotidiano não devem passar em branco, pois podem servir de exemplo as próximas gerações. Relataremos a seguir um fato ocorrido com um atirador incorporado no corrente ano no Tiro de Guerra de Londrina (TG 05-003).
Na noite do dia 2 de julho de 2023 (sexta-feira), o Monitor 131 Luiz Gustavo De Souza Santos, da Turma 1, estava em sua residência juntamente com seus familiares, quando durante o jantar o seu sobrinho David, de 3 anos, engasgou-se com um pedaço de carne.
Naquele momento, os demais familiares se desesperaram ao ver o pequeno David ficar sufocado, sem conseguir respirar. Ao ver aquela situação, o Monitor Souza, lembrou dos procedimentos ensinados na instrução de primeiros socorros ministrada no Tiro de Guerra a todos os Atiradores. O militar pegou a criança e colocou deitado no seu braço e deu alguns tapinhas nas costas dele, conforme havia apreendido na instrução.
Depois de repetir o movimento umas seis vezes, conseguiu expelir o pedaço do alimento. O pequeno David puxou o ar bem forte e chorou, voltando a respirar normalmente.
Logo após o fato, o Monitor Souza ligou para o Subtenente Martins, Chefe da Instrução do TG 05-003, e agradeceu os ensinamentos recebidos e que foram essenciais para socorrer o seu sobrinho “Tenho muita gratidão a todas as instruções de primeiros socorros que tive com meus instrutores do TG e aos socorristas Matheus e Danielle e ao Dr Naja Nabut. Muitas vezes nós não damos muita importância para essas instruções quando temos a oportunidade porque pensamos que nunca vai acontecer conosco, porém tudo pode acontecer um dia e eu sou prova disso. Se eu não tivesse essa instrução talvez o pior poderia ter acontecido, e tenho muita gratidão porque foi útil para ajudar uma pessoa da minha família”.
Asimp/Tiro de Guerra 05-003
Leia também: