Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Recurso será utilizado para construir uma torre de testes de elevadores que deverá ser a maior das Américas, com 150 metros de altura; previsão é gerar 1.000 empregos com a construção, entre diretos e indiretos

Na manhã desta terça-feira (7), a Atlas Schindler, líder nacional em transporte vertical, anunciou que vai investir R$ 100 milhões em Londrina com a construção de uma torre de testes de elevadores. O anúncio foi feito pelos dirigentes da empresa, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

O projeto prevê a maior torre de testes das Américas e aumentará a capacidade da companhia frente às demandas do mercado por elevadores para edifícios cada vez mais altos. A previsão é que as obras iniciem no final de julho deste ano e sejam concluídas no primeiro semestre de 2024, gerando 1.000 empregos, sendo 250 diretos e 750 indiretos.

A nova torre terá aproximadamente 150 metros de altura, que representa aproximadamente 50 andares, e permitirá fazer testes em 17 elevadores simultaneamente. Ela será construída na própria unidade fabril, que fica na avenida Angelina Ricci Vezozzo, 3.400, Gleba Lindóia.

O projeto também contempla a construção de um prédio para comportar laboratórios e escritórios onde será alocado o time de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Schindler para as Américas, além de espaços de integração e showroom. O local concentrará um centro de inovação, tecnologia e desenvolvimento de produtos para atender as Américas e demandas globais. O projeto total abrange 10 mil metros de área construída com investimento previsto da ordem de R$ 100 milhões em pesquisa e inovação.

O diretor financeiro da Atlas Schindler, André Gualda, contou que, em termos de engenharia, a Schindler tem três grandes centros, na Suíça, onde é a matriz, na China, e o terceiro passa a ser Londrina, com a transferência das atividades de São Paulo para o município. “Já temos uma unidade fabril aqui e essa sinergia entre a fábrica e a engenharia faz todo o sentido, pois o engenheiro já começa a desenvolver o produto olhando, ao seu lado, como ele vai funcionar. Isso muda toda a forma de pensar e agrega muito para as áreas de desenvolvimento e produção”, disse.

Gualda ressaltou que os municípios do Paraná e de Santa Catarina têm os maiores prédios do Brasil e que este fato ajuda a fabricar e testar produtos, além de possibilitar estar perto das pessoas que têm essa necessidade. Ele também enfatizou a importância da parceria com a Prefeitura de Londrina. “Essa parceria nos ajuda a mostrar, para a cidade, quais são os objetivos da Atlas Schindler e atrair novos talentos, para que o município possa crescer como um todo”, afirmou.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que o investimento da Schindler neste novo empreendimento será fantástico para a cidade. “Estamos falando de um centro de pesquisa para a produção de elevadores que vai ser a maior torre da América Latina e a segunda maior do mundo, possibilitando testar 17 elevadores ao mesmo tempo. Serão gerados milhares de empregos diretos e indiretos em Londrina e esta obra possibilitará movimentar a economia inteira da cidade.  Além disso, Londrina será, ainda mais, referência mundial nessa área, e os olhos de mundo estarão voltados para o nosso município. Hoje, se uma empresa precisar de um elevador para um prédio de 150 andares, que existe em alguns lugares do mundo, ele será produzido aqui em nossa cidade e isso é muito bom para Londrina”, expôs.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, disse que este investimento é muito importante para a cidade e para o conceito de industrialização de Londrina. “A Atlas Schindler é uma empresa importantíssima para o ecossistema de desenvolvimento e de empregabilidade de Londrina. Mais uma vez, a empresa estará fazendo um grande investimento em nosso município, que vai gerar muitos empregos na cidade. Além de aumentar a nossa mão de obra, essa torre também será um cartão postal de Londrina”, apontou.

A Atlas Schindler integra o grupo suíço Schindler e está presente no Brasil desde 1918. Atualmente possui 5.500 colaboradores e 11 filiais. A Elevadores Atlas Schindler possui duas fábricas no Brasil, em São Paulo e em Londrina. A unidade de Londrina possui área de 57.7 mil m2 e é responsável pela produção e exportação de elevadores, escadas e esteiras rolantes para América Latina, sempre com a mais avançada tecnologia em transporte vertical.

Entre os presentes na solenidade, estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; os secretários municipais de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, do Ambiente, Ronaldo Deber Siena, de Obras e Pavimentação, João Verçosa, de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, de Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; o chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni; e o vereador Ailton Nantes, que é o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.