Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto da vereadora Jessicão (PP) quer flexibilizar horário do comércio varejista em Londrina. Debate será na segunda (8), às 19h

A Câmara Municipal de Londrina (CML) realizará na segunda-feira (8), às 19 horas, audiência pública híbrida para discutir com a população o projeto de lei (PL) nº 2/2021, que permite o funcionamento do comércio varejista, facultativamente, todos os dias, durante 24 horas. O PL é assinado pela vereadora Jessicão (PP). O debate será coordenado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio da CML. Os interessados poderão acompanhar a audiência presencialmente, no prédio da Câmara, ou de forma remota, pela internet. Haverá transmissão pelo site, Youtube e Facebook do Legislativo.

Protocolado no dia 11 de janeiro deste ano, o PL nº 2/2021 altera o inciso I, do artigo 16, do Código de Posturas do Município (lei municipal nº 11.468/2011). Segundo a vereadora Jessicão, autora da matéria, a intenção é garantir a liberdade de funcionamento conforme a necessidade de cada ramo empresarial e favorecer o consumidor, que poderá realizar suas compras fora do horário em que trabalha. "Eu vejo a importância do projeto para o comércio como uma forma de incentivar que tenha mais renda e mais geração de emprego na nossa cidade. Com esse momento que a cidade vive agora, de pandemia, a gente tem que começar a pensar lá na frente, em como vai ser o pós-pandemia", defendeu.

Atualmente o Código de Posturas prevê que o comércio varejista de modo geral pode funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e, aos sábados, das 9 às 13 horas. No primeiro e no segundo sábados depois do quinto dia útil do mês, o horário pode ser estendido até as 18 horas. Já aos domingos e nos feriados o comércio deve permanecer fechado. De acordo com o projeto, cada estabelecimento poderá definir o horário em que funcionará, com possibilidade de abertura em qualquer dia e horário. Na justificativa da proposta, Jessicão afirma que a mudança não trará prejuízo ao cumprimento da legislação trabalhista, principalmente no que se refere à jornada de trabalho e ao descanso.

Durante a tramitação da proposta na Câmara, diversos órgãos públicos e entidades se manifestaram por escrito sobre o PL. O Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon) afirmou que representa cerca de 15 mil comerciários e avaliou como preocupante a possibilidade do trabalho noturno (após as 22 horas) e durante a madrugada, por temer, entre outros motivos, pela segurança do trabalhador. Segundo o Sindecolon, grande parte dos empregados no comércio de Londrina utiliza o transporte público para se deslocar do trabalho para casa e esses funcionários estariam expostos ao perigo de aguardar os coletivos nos pontos de ônibus. O sindicato também não acredita que a medida trará geração de empregos ou aumento nas vendas, apenas uma migração nos horários das compras. "Em outras ocasiões, quando houve extensão de jornada de trabalho (por exemplo: a abertura aos sábados à tarde), não houve aumento na contratação de empregados. O que sucedeu, inúmeras vezes, foi a implementação de banco de horas ou o revezamento de funcionários no cumprimento da jornada", disse a entidade.

A Secretaria de Defesa Social, responsável pela Guarda Municipal, informou não ver impedimentos para a tramitação do projeto, mas ressaltou que a autorização de funcionamento do comércio 24 horas por dia mudará o cenário da segurança local, exigindo aumento no número de agentes. A Gerência Operacional de Fiscalização da Secretaria da Fazenda disse que a medida demandaria aumento no número de fiscais e pagamento de horas extraordinárias ou com acréscimo pecuniário, relativamente aos eventuais horários noturnos. Além disso, afirmou que pode haver conflitos de vizinhança, com geração de ruídos e incômodos aos moradores vizinhos aos estabelecimentos. Já o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ld) manifestou-se favoravelmente à proposta.

Vinicius Frigeri/ASimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.