Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Novo alargamento na pista esquerda da avenida irá trazer mais segurança e fluidez ao trânsito neste local

A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) iniciou, ontem (8), os serviços de ampliação de pista na Avenida Juscelino Kubitschek (JK), no ponto exclusivo de acesso para a Rua Brasil. Neste cruzamento, uma baia de conversão de veículos está sendo implantada antes do semáforo já existente, possibilitando o alargamento da faixa esquerda da avenida. O objetivo é proporcionar mais segurança a motoristas e pedestres, bem como a redução dos frequentes congestionamentos de trânsito naquela região. Trata-se de uma reivindicação antiga da população, que agora será atendida para melhorar o fluxo de veículos em uma área de tráfego intenso.

O alargamento do lado esquerdo da pista será de 2,5 metros, aproximadamente, reduzindo a área do canteiro central neste ponto. Com isso, os veículos que desejam fazer a conversão exclusiva para a Rua Brasil terão uma área de espera mais ampla e segura, desobstruindo a passagem para quem deseja seguir adiante pela JK. Da mesma forma, aqueles que precisam se deslocar para o lado direito da pista, que possui semáforo com tempo diferente, terão mais facilidade em realizar a mudança de faixa.

A obra está sendo executada com equipe própria da SMOP e o projeto foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). Os trabalhos iniciais envolvem a demolição e readequação de um trecho do canteiro central, com preparação da base que receberá o asfalto, ajustes de meio-fio, entre outras correções. A previsão é que os serviços estejam prontos em um prazo aproximado de 20 dias. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fará o monitoramento das obras e procederá, sempre que necessário, os desvios e orientações.

De acordo com o  gerente operacional de trânsito da CMTU, Laércio Voloch, a nova baia de conversão traz ganhos muito importantes para o dinamismo do fluxo de veículos na avenida JK. “A ampliação deste acesso diminuirá os congestionamentos e riscos de acidente, tornando o local mais seguro. Como a avenida tem duas pistas e é muito movimentada, os motoristas que fazem a conversão à esquerda para a Rua Brasil acabam travando a passagem para quem precisa seguir em frente. Os ajustes necessários, solicitados há muito tempo,  terão grande utilidade para quem utiliza a via”, frisou.

Ainda segundo o gerente, este formato de conversão já foi adotado com sucesso e gerou resultados positivos para o trânsito em outros pontos da JK, como nos cruzamentos com a avenida Rio de Janeiro , ruas Pernambuco e Piauí, por exemplo.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.