Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes da PUCPR Londrina realizam ação voluntária destinada à população em situação de vulnerabilidade social

Moradores da Zona Leste de Londrina, dos bairros Santa Fé, Monte Cristo e Morro do Carrapato, serão atendidos em uma ação comunitária desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Londrina. O projeto envolve, entre equipe técnica, professores, estudantes dos cursos de Administração, Direito, Engenharia de Produção, Medicina, Psicologia e Teologia da Universidade - em integração com voluntários da Capela Santa Ana e profissionais da Unidade Básica de Atendimento (UBS) do Jardim Marabá - aproximadamente 250 pessoas.

A região atendida tem elevado risco social e múltiplas vulnerabilidades. Nos últimos anos, o crescimento populacional, principalmente no assentamento do Jardim Monte Cristo, o aumento da informalidade em razão do desemprego e as dificuldades de atendimento em saúde advindas da pandemia ampliaram as dificuldades locais.

 “Na PUCPR temos como objetivo a formação integral do futuro profissional. No Projeto Comunitário “Acolher Santa Fé”, a Universidade vai propiciar aos estudantes a experiência de vivenciar rotinas da sua profissão inseridas no compromisso do progresso da sociedade para promover a melhora dos indicadores sociais e de saúde para esta comunidade”, explica Evelin Muraguchi, coordenadora do curso de Medicina da PUCPR Londrina.

A primeira etapa do projeto, que teve início em maio, começou com o mapeamento das famílias e suas principais demandas. A interação comunitária prevê arrecadação de alimentos e no dia 20 de maio, a partir das 14h, começam as atividades de acolhimento com oficinas de instrução, formação e palestras a serem confirmadas a partir da escuta da comunidade. Algumas das atividades previstas são as oficinas com a comunidade sobre empreendedorismo e empregabilidade; informações previdenciárias; grupo de acolhimento para mulheres; informativo sobre saúde mental; triagem para orientações de saúde e aferição de pressão arterial. Também haverá programação especial para toda a família com bingo solidário; rua de recreio; pintura facial; olimpíadas e exercícios.

Camila Acordi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.