Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A transmissão do debate será pelo canal do Coletivo Black Divas no YouTube, a partir das 19 horas de quinta-feira

Nesta quinta-feira (10), às 19 horas, o Coletivo de Mulheres Negras de Londrina, junto com representantes da Marcha do Orgulho Crespo BR e do Black Community, vai realizar um encontro on-line para debater a violência contra as mulheres, em especial, as mulheres negras. O encontro é aberto ao público e será transmitido pelo canal do Coletivo Black Divas no YouTube (clique aqui para acessar).

O evento marcará o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10), assim como o término das atividades alusivas à campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Para isso, o debate discutirá a violência e buscará incentivar o protagonismo feminino, especialmente por parte das mulheres negras. Dessa forma, será trabalhada a necessidade da igualdade racial e de gênero, por meio de ações educativas e sociais como a valorização da cultura negra, do empoderamento feminino, do combate ao racismo e o enfrentamento da violência contra a mulher.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, a campanha dos 16 dias vem promovendo importantes discussões sobre temas muitas vezes silenciados na sociedade. Portanto, é essencial abrir espaços de fala e debates para grupos e coletivos como o Black Divas. “A conscientização da sociedade sobre a violência contra a mulher é importantíssima, inclusive em relação aos homens. Somente assim vamos conseguir construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos se ajudam e combatem as diferentes formas de violência, especialmente as cometidas contra as mulheres e os negros”, disse Doy.

Sobre a campanha

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é um movimento internacional que começou em 1991 e já possui adesão de 160 países. A ação foi criada por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres, da ONU. Em Londrina, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMPM), com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Gestão Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Vários parceiros também promoverão ações nestes 16 dias, incluindo a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Londrina); a Delegacia da Mulher; o Coletivo Black Divas; o grupo Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG); a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o Grupo de Pesquisa Gênero e Políticas Públicas; o Projeto de Extensão Universitária Women in Engineering (WIE); e o Grupo de Trabalho sobre Violência contra as Mulheres: Projeto Safety.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.