Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto, do Executivo, foi aprovado com 14 votos favoráveis e 4 contrários, e ainda passará por segunda discussão

Os vereadores e as vereadoras da Câmara Municipal de Londrina (CML) se reuniram, ontem (28), para a 41ª sessão de ordinária de 2022. Entre outras matérias, os parlamentares aprovaram em primeiro turno o projeto de lei (PL) nº 226/2021, que institui o Fundo Municipal da Promoção da Igualdade Racial. De autoria do prefeito Marcelo Belinati (PP), o PL altera a lei nº 10.185, de 27 de março de 2007, que criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Londrina, para instituir o fundo, que será vinculado ao gabinete do prefeito e deverá ser aplicado exclusivamente nas ações, programas, projetos e atividades voltadas à política de promoção da igualdade racial, sob a orientação e supervisão do conselho. Com as galerias ocupadas por manifestantes favoráveis à proposta, o projeto foi aprovado com 14 votos a favor e 4 contrários. Agora, abre-se prazo de sete dias úteis para apresentação de emendas antes do 2º turno de deliberação.

Uma das defensoras do projeto, a vereadora Lu Oliveira (PL) afirmou que a existência de um fundo facilita a busca de recursos para a área. "Existem recursos que são repassados de fundo a fundo [de fundo federal ou estadual para fundo municipal], que é uma das principais formas de garantir que a verba seja alocada para determinado fim. Existe também a possibilidade de, na falta de um fundo, a verba ser destinada para alguma previsão orçamentária. Qual é a diferença de termos um fundo? O fundo reduz processos burocráticos e garante que a verba será destinada a determinado fim", afirmou.

Contrário ao PL, o vereador Santão (PSC) questionou o controle da utilização dos recursos públicos a partir de um fundo supervisionado por um conselho municipal. Sobre esse assunto, o vereador Beto Cambará (Podemos) ressaltou que o artigo 14-C do projeto de lei prevê que a aplicação dos recursos do fundo dependerá de licitação prévia, o que ajuda a garantir a transparência. "Londrina já está deixando de receber dinheiro para políticas públicas nessa área, pois já existe um fundo federal e um fundo estadual", disse Cambará.

Convidada a participar da sessão, a gestora de Política de Igualdade Racial de Londrina, Maria de Fátima Beraldo, que participou das discussões na Prefeitura para a elaboração do projeto, respondeu dúvidas dos vereadores sobre o tema. Ao ser questionada pela vereadora Mara Boca Aberta (Pros) sobre quais projetos poderiam ser financiados com recursos do fundo, Beraldo citou como exemplo a oferta de cursos de formação para professores sobre a história africana e a cultura negra no país. Ela afirmou ainda que a busca pela igualdade racial envolve também questões relacionadas a indígenas e a etnias em vulnerabilidade. Além da gestora, participou da sessão a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Londrina, Maria Lucilda Santos. "Quando tratamos de direitos à igualdade racial, estamos discutindo a paz, a pacificação, e para isso precisamos de verbas, de apoio. Não se trabalha sem dinheiro", afirmou.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.