Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Japoneses imigrantes e descendentes foram homenageados durante sessão remota do Legislativo Municipal

Durante a sessão ordinária da terça-feira (22), os vereadores e as vereadoras de Londrina participaram da solenidade do Dia Internacional do Nikkei, data incluída no Calendário de Comemorações Oficiais do Município pela lei nº 13.123/2020, de autoria do vereador Eduardo Tominaga (DEM). O evento foi solicitado por meio do requerimento nº 185/2021, assinado pelos parlamentares Tominaga, Prof.ª Flávia Cabral (PTB), Giovani Mattos (PSC), Lenir de Assis (PT), Prof.ª Sonia Gimenez (PSB), Beto Cambará (Podemos), Emanoel Gomes (Republicanos) e Lu Oliveira (PL).

“Nikkei é a denominação em língua japonesa dada aos descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem no exterior. A criação da celebração internacional tem o propósito de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo”, explicou o presidente da Câmara de Londrina, vereador Jairo Tamura (PL).

Masahiro Takagi, cônsul-geral do Japão em Curitiba, ressaltou que Londrina possui diversas entidades divulgadoras da cultura japonesa e destacou o papel dos nikkeis na formação da sociedade local. “Em Londrina, existe um grande número de pessoas de origem japonesa que convivem com a comunidade local, contribuindo no desenvolvimento econômico e cultural da cidade há muito tempo”, afirmou.

O vereador Eduardo Tominaga disse que a data comemorativa tem como objetivo a manutenção da cultura e dos valores japoneses. “Essa data comemorativa só fará sentido se todos os que apreciam as culturas japonesa e nipo-brasileira ajudarem na manutenção e divulgação do que nós, nikkeis, valorizamos e que muitos dos senhores e senhoras também: coletividade, gratidão, gentileza, respeito, responsabilidade, aprendizado, integridade e perseverança”, listou.

Também participaram da solenidade Mity Shiroma, presidente do Grupo Sansey; Luciano Matsumoto, presidente do Integranikkei; Marcia Nakano Kawase e Alexandre Kawase, respectivamente, diretora e assessor da presidência da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkio) e coordenadores do Projeto Geração.

Vinicius Frigeri/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.