Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Debate será realizado no dia 24 de setembro e permitirá a participação popular de forma presencial e remota

Com o aval da Justiça e em formato inédito, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara Municipal de Londrina (CML) coordenará audiência pública para discutir as emendas apresentadas ao projeto de lei (PL) nº 207/2018, que institui a nova Lei Geral do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina.

O debate será realizado no dia 24 de setembro (sexta-feira), às 19 horas, em formato híbrido. A população poderá acompanhar e participar da discussão via internet, pelas redes sociais do Legislativo, com possibilidade de fazer perguntas via mensagem em áudio, texto ou por aplicativo de videoconferência. Também será possível assistir e se manifestar na sala de sessões da Câmara de Londrina e em 11 centros de apoio que transmitirão a audiência, espalhados por todas as regiões da cidade, como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o Sebrae e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), entre outros (a lista completa está no fim da reportagem).

Em cada um destes locais, haverá a limitação de público necessária ao momento da pandemia e serão obrigatórios: medição de temperatura dos participantes, higienização do local antes e após a audiência, distanciamento mínimo de um metro e meio entre os participantes, uso de máscara, oferta de álcool gel e circulação de ar.

O presidente da Câmara de Londrina, vereador Jairo Tamura (PL), destacou que a audiência pública somente será realizada devido ao acordo extrajudicial firmado entre o Legislativo, a 24ª Promotoria de Justiça e a Procuradoria-Geral do Município, homologado no dia 11 de agosto pelo juiz Emil Tomás Gonçalves, da 2ª Vara da Fazenda Pública. O debate estava suspenso por uma liminar concedida em 12 de dezembro de 2020 pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a pedido do Ministério Público.

Tamura ressaltou que, após a audiência pública, o projeto de lei deve seguir ao plenário para votação. “Espero muito que a gente consiga avançar neste Plano Diretor, visto que ele é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento da cidade. Com este plano atrasado, muitos setores estão sendo inviabilizados. Nós queremos que ele seja atualizado, com as modificações e as atualizações, para que o comércio, a indústria e todos os setores sejam contemplados e a gente consiga trazer mais empregos e mais desenvolvimento para o município”, afirmou.

Entenda

O PL nº 207/2018 foi protocolado pelo Executivo Municipal no final dezembro de 2018 e tem mais de 2,6 mil páginas. Durante a tramitação na CML, o projeto foi debatido com a população em duas audiências públicas. Em 9 de dezembro de 2019, de forma presencial, foram discutidas a constitucionalidade e legalidade da proposta. Já em 3 de julho de 2020 houve debate a respeito do mérito do projeto de lei, por meio de videoconferência. Posteriormente, 107 emendas e quatro subemendas (alterações nas emendas) foram apresentadas pelos vereadores, muitas delas originadas das audiências públicas. Por isso, a realização de uma terceira rodada de audiências foi considerada necessária pela Procuradoria Jurídica da Casa, que entendeu que as emendas alteram de forma significativa o texto original do projeto de lei.

Participação remota: www.cml.pr.gov.br

www.youtube.com/camaralondrina

www.facebook.com/camaralondrina

Confira a lista dos centros de apoio para participação popular:

Centro - Acil - R. Minas Gerais, 2.394, 1º andar – 40 vagas

Centro – Senac - R. Raposo Tavares, 894 – 40 vagas

Norte e Distrito da Warta - Sesc Norte - R. Cegonha, 100, Conjunto Habitacional Violim – 30 vagas

Norte - Shopping Norte - R. Américo Deolindo Garla, 224, Jd. Pacaembu – 20 vagas

Sul – Sinduscon - Av. Maringá, 2.400, Jd. Maringá – 30 vagas

Sul - Câmara Municipal de Londrina - R. Governador Parigot de Souza, 145, Centro Cívico – 45 vagas

Sul - Caic – Escola Municipal Zumbi dos Palmares - Rod. João Alves da Rocha Loures, 3.655, Conjunto União da Vitória – 100 vagas

Leste – Sebrae - Av. Santos Dumont, 1.335, Bairro Aeroporto – 55 vagas

Leste - Shopping Boulevard - Av. Theodoro Victorelli, 150, Jardim Helena - 35 vagas

Oeste - Universidade Estadual de Londrina - Rod. Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 – 100 vagas

Oeste – PUCPR - Av. Jockey Club, 485, Vila Hípica – 28 vagas

Rural Sul - Escola Municipal Professora Aracy Soares dos Santos - R. Olívio Busse, 203, Distrito de Irerê – 100 vagas

Marcela Campos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.