Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Realizada durante todo o próximo mês, programação inclui lives, oficinas e apresentações sobre temas como ergonomia, saúde mental e prevenção de acidentes

Com o objetivo de divulgar práticas de segurança no trabalho e promover a saúde física e mental dos servidores municipais, a Prefeitura de Londrina realiza, a partir desta quinta-feira (1º), a segunda edição da campanha Abril Verde. Organizada pela Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), a programação será divulgada em detalhes nos próximos dias.

No início do mês, técnicos e engenheiros de Segurança do Trabalho da DSO visitarão diversas secretarias do Município, para fazer apresentações em que explicarão a atuação do órgão e fornecerão orientações sobre saúde e segurança. As visitas seguirão as normas de prevenção à transmissão do novo coronavírus, como o distanciamento social, uso de máscaras de proteção e disponibilização de álcool gel nos locais em que ocorrerão.

A partir de 12 de abril, as atividades consistirão em palestras e oficinas on-line focadas em temas como a saúde mental, organização do trabalho, ergonomia e prevenção de acidentes, entre outros. Esses eventos serão abertos a todos os interessados e ministrados tanto por servidores quanto por profissionais da iniciativa privada. Quem desejar participar poderá fazer sua inscrição através do sistema da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, sendo que todos os cursos fornecerão certificação. Além disso, a DSO também publicará conteúdos sobre segurança do trabalho nas redes sociais e na plataforma Interação, disponível para os servidores municipais.

Segundo a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Elen Piccinin, o objetivo da campanha é capacitar e levar conhecimento a diversos profissionais para que eles possam se tornar multiplicadores de práticas prevencionistas. “Dessa forma, pretendemos aumentar a visibilidade das práticas de prevenção de acidentes de trabalho e o nível de conscientização das instituições e de toda a sociedade”, pontuou.

Abril Verde

Devido a um grave acidente ocorrido em 1969, que provocou a morte de 78 funcionários em uma fábrica no estado da Virgínia, Estados Unidos, a Organização Internacional do Trabalho estabeleceu, em 28 de abril de 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho. Em vista disso, o Brasil criou, por meio da Lei nº 11.121/2005, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais, que é celebrado no dia 7 de abril – data em que também se comemora o Dia Mundial da Saúde.

Em Londrina, a Lei nº 12.604/2017, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, instituiu a campanha de promoção da prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em âmbito municipal. Como resultado, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, lançou em 2019 o Abril Verde, iniciativa dedicada às discussões relativas aos acidentes de trabalho e às práticas prevencionistas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.