Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante todo o mês, as UBSs de Londrina abordarão o tema em suas salas de espera, decoração das unidades e nos grupos de atividades

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está participando da campanha Agosto Azul, cujo objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência. Dessa forma, a prevenção e tratamento de doenças podem ser realizados antes da evolução para uma situação mais grave.

O Agosto Azul foi instituído em 2012, no estado do Paraná, por meio da Lei n°17.099, passando a ser dedicado à realização de ações de incentivo a prevenção e a promoção da Saúde do Homem.

De acordo com a coordenadora de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Marques, neste mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abordarão o tema em suas salas de espera, na decoração das unidades e nos grupos de atividades. “Importante ressaltar que a saúde do homem engloba a adoção de um modo de vida saudável, através de alimentação, atividade física, lazer, combate ao tabagismo, álcool, drogas, participação no pré-natal e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, sendo muito desses agravos fatores de risco para o câncer”, explicou.

Portanto, segundo a coordenadora, é necessário fortalecer e qualificar a atenção primária, garantindo, assim, a promoção da saúde e a prevenção do adoecimento do homem, bem como o seu engajamento na paternidade responsável, um dos eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

A PNAISH tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos. O eixo Paternidade e Cuidado visa engajar os homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, parto e pós-parto de suas parceiras e nos cuidados no crescimento e desenvolvimento da criança, possibilitando a todos uma melhor qualidade de vida e vínculos afetivos saudáveis.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.