Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Eu Ajudo na Lata” tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e irá destinar, no mínimo, uma cadeira de rodas a cada entidade

A campanha “Eu Ajudo na Lata”, que está em sua oitava edição, segue com a arrecadação de lacres metálicos até o final de agosto. E além de recolher os lacres, a comunidade é convidada a participar da enquete que irá definir a quantidade de cadeiras de rodas que cada entidade socioassistencial irá receber. A campanha é uma realização da Unimed Londrina, por meio da Área de Sustentabilidade, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Tradicionalmente, alunos, professores e demais profissionais das unidades escolares arrecadam lacres das latas de alumínio, que são encaminhados para a Unimed Londrina. Toda a arrecadação é enviada para reciclagem e, com o valor obtido, são adquiridas cadeiras de rodas, doadas para entidades pré-selecionadas.

Este ano, mesmo com a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, a SME incentivou as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) a colaborarem na arrecadação dos lacres. Agora, no período de 10 a 14 de agosto, todos esses lacres devem ser enviados para a Unimed Londrina.

De acordo com a integrante do Apoio Pedagógico da SME, Carla Cordeiro, desde o início do ano as unidades estão se mobilizando pela campanha. “Nem todas conseguiram arrecadar, percebemos que o número de participantes caiu por conta da suspensão das atividades presenciais. Mas ainda assim incentivamos, pois é algo que irá beneficiar instituições que precisam desse apoio”, comentou.

Pesquisa

As entidades que serão contempladas com, no mínimo, uma cadeira de rodas cada são: Associação Flávia Cristina, Cáritas Arquidiocesana de Londrina, Casa Dia para Idosos, ILECE, todas de Londrina. Além destas, o Lar Jayme Watt Longo, de Bela Vista do Paraíso, e a União dos Deficientes Físicos, de Cambé, também serão atendidos. Para participar da votação, basta acessar o link bit.ly/3hQX9Wp.

Segundo a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, a quantidade final de cadeiras depende do número de lacres arrecadados ao longo da campanha. “Quanto mais lacres, mais cadeiras. A enquete foi uma maneira que encontramos para democratizar a definição de quantos equipamentos cada entidade receberá. Todas essas instituições já têm uma cadeira garantida, mas a votação poderá aumentar este número”, explicou.

Pela parceria com a iniciativa, a SME também será beneficiada com uma cadeira de rodas, que será destinada a um aluno portador de deficiência. “Todos os anos a SME é nossa parceira e incentiva a arrecadação entre as escolas, isso nos ajuda muito. Infelizmente, com a pandemia as doações caíram bastante. E não foi somente por conta das aulas presenciais, muitos parceiros nossos tiveram que reduzir suas atividades também. Porém, ainda temos um mês para encerrar a arrecadação, e estamos atentos e esperançosos em alcançar o mesmo número obtido no ano anterior, já que o consumo continua”, comentou a gerente.

Quem ainda não contribuiu, pode levar os lacres para a Unimed Londrina, até o dia 31 de agosto. “Reforçamos a importância de juntar e destinar os lacres em qualquer ponto de atendimento da Unimed. As arrecadações seguem até último dia de agosto. Então, a hora é agora, cada lacre é precioso e contamos com todos nessa campanha”, frisou Piojetti.

No último ano, a campanha arrecadou 3.053 garrafas cheias de lacres, que correspondem a 1.954 kg de alumínio. O material possibilitou a compra de 26 cadeiras de rodas, que foram distribuídas para oito instituições de Londrina e região.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.