Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ação, alusiva ao Dia do Trabalhador, viabilizou o diagnóstico precoce de pacientes com HIV, sífilis e hepatite B

Encerrou na quinta-feira (6) mais uma edição da Campanha Fique Sabendo, realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho. Promovida entre os dias 3 a 6 de maio, em alusão ao Dia do Trabalhador (1° de maio), a campanha da Secretaria Municipal de Saúde ampliou os horários para realizar testes rápidos de HIV, sífilis, e hepatites B e C, todas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Ao todo, foram atendidas 67 pessoas, sendo 41 do sexo masculino e 26 do sexo feminino, em atendimento estendido das 7h às 18h. Nos exames de hepatite C, não houve nenhum caso positivo.

Para HIV, dentre os 67 exames, houve quatro resultados positivos. Também foram positivados seis casos de sífilis e um de hepatite B. Todos esses resultados positivos foram em pacientes do sexo masculino.

De acordo com o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine, a Campanha Fique Sabendo atingiu o objetivo principalmente por ter permitido o diagnóstico precoce das doenças testadas. A expectativa é que nova edição seja realizada no período de 14 a 17 de junho, em alusão ao Dia dos Namorados, celebrado no dia 12.

Além das campanhas especiais, o Centro de Testagem e Aconselhamento realiza atendimento diários, com testagem e aconselhamento sobre as HIV e Aids, sífilis, hepatites virais, tuberculose e outras ISTs. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, mediante agendamento prévio feito pelo Portal da Prefeitura.

O enfermeiro do CTA destacou algumas orientações para prevenir o contágio de infecções que são sexualmente transmissíveis. “É primordial que haja diálogo nos relacionamentos quanto às questões de sexualidade e testagem para as IST. A prática do sexo seguro, com uso preservativo masculino ou feminino e gel lubrificante, também é uma medida essencial”, citou.

Para os casos em que não ocorra o uso de preservativos nas relações sexuais, ou em situações de rompimento, há indicação para exames de ISTs, que podem ser realizados no CTA mediante agendamento prévio. “E outra estratégia de prevenção é a utilização da Profilaxia Pós Exposição (PEP) ao HIV, até 72h após o contato sexual de risco. Para a PEP, não é preciso fazer o agendamento, basta comparecer dentro do horário de funcionamento”, complementou o enfermeiro.

O Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho está localizado na Alameda Manoel Ribas, 01, centro de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.