Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores voluntários de animais e Organizações Não Governamentais

No último sábado (6), o Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (Castramóvel) completou um ano de serviço, com o marco de mais de 7 mil procedimentos de esterilização e microchipagem de cães e gatos, incluindo machos e fêmeas.

Os beneficiários diretos e indiretos do programa são as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas por programas sociais, os protetores voluntários de animais e Organizações Não Governamentais (ONGs).

O serviço é gratuito e a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo. O procedimento de esterilização é realizado por dois veterinários e dois auxiliares, em um trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a Prefeitura celebra com muita felicidade o aniversário de um ano do trabalho realizado pelo Castramóvel. “Esta é uma política pública de saúde de grande relevância, voltada à causa animal,  que foi implantada pela administração do prefeito Marcelo Belinati. Apesar de todos os obstáculos que a pandemia nos trouxe, conseguimos fazer a esterilização de mais de 7 mil animais, ajudando os protetores, cuidadores, ONGs e famílias que se enquadram nos critérios do programa”, disse.

Machado destacou, ainda, que a iniciativa é um avanço muito grande para Londrina, pois proporciona um serviço de referência e qualidade a todas as regiões da cidade, com foco no controle de natalidade da população animal.

O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lyonel Martinez, contou que são realizados, diariamente, entre 40 e 50 agendamentos e procedimentos médico-veterinários. Segundo ele, cerca de 50% dos procedimentos feitos até agora foram de animais resgatados e cuidados pelas ONGs e protetores individuais.

Cadastro

Para se cadastrar no programa, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (43) 99997-9755. Em seguida, é enviado um link para que o interessado faça o cadastro, que passará pela avaliação da equipe técnica do Castramóvel.  Após a aprovação do cadastro, os profissionais entram em contato com o beneficiário, para fazer o agendamento do dia e horário do procedimento. É preciso ter em mãos um documento pessoal, assim como comprovantes de endereço, renda e de recebimento do benefício do governo.

Para fornecer o serviço, a Prefeitura de Londrina investiu cerca de R$ 100 mil na aquisição do Castramóvel – trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos – e aproximadamente R$ 1 milhão no Programa de Castração Municipal, destinado ao pagamento das castrações realizadas nas clínicas contratadas pelo período de 12 meses.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.