Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estão abertas cinco mil vagas para a população em geral; para receber o imunizante é preciso agendar horário no Portal da Prefeitura de Londrina

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar neste domingo (16), das 9h às 19h, um plantão de vacinação contra a gripe. Ao todo, foram abertas 5.000 vagas para vacinar a população no Centro de Imunização da Zona Norte (CCI Norte), localizado na Rua Luís Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind.

O objetivo é chamar a atenção das pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a gripe, além de utilizar as doses remanescentes da Campanha Nacional de 2021. Até o momento, a campanha atingiu 70% dos grupos prioritários. Assim, a imunização contra gripe está aberta para toda a população com mais de 6 meses de idade. “Por conta do aumento da procura que tivemos nas Unidades Básicas de Saúde pela vacina da gripe, estamos disponibilizando uma agenda extra no Centro de Imunização da Zona Norte. Qualquer pessoa pode tomar essa vacina desde que não tenha recebido na campanha do ano passado, porque não há indicação de dose de reforço para a vacina da gripe”, elucidou o secretário de saúde, Felippe Machado.

Para tomar a vacina no domingo é preciso agendar um horário no site da Prefeitura de Londrina (www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/agendamentoGripe/). No dia e horário agendados, é preciso apresentar um documento pessoal com foto (RG ou carteira de motorista) e, se possível, a carteira de vacinação.

O secretário municipal de Saúde também recomenda que a população tome a vacina, mesmo que ela ainda não contenha a cepa Darwin do subtipo H3N2, que está apresentando casos mais graves de gripe no Brasil e no mundo. Isso porque, segundo ele, o imunizante ajuda a prevenir o agravamento dos demais tipos de gripe que circulam no ar, como a H1N1 e a B/Victoria. “O período de intervalo entre uma vacina da gripe e outra é de 30 dias. No período de um mês ainda não teremos a nova vacina que o Instituto Butantan está produzindo, visto que a previsão é que ela chegue nos municípios só em abril. Então, há tempo para a pessoa tomar a vacina da gripe, que vai conferir uma proteção maior, e na sequência tomar a vacina do calendário 2022, que virá com a cepa que protege contra a H3N2”, disse Machado.

No momento, não há mais intervalo mínimo para a aplicação da vacina da Covid-19 e da gripe nos adultos. Apenas nas crianças deve-se observar o prazo de 15 dias entre uma e outra aplicação.

Ana Paula Hedler e Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.