Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Parte das produções feitas pelas participantes serão doadas a mães atendidas pela Maternidade Municipal; ação integra o projeto Artesanato Solidário, em sua quarta edição

Mais uma etapa do projeto Artesanato Solidário, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), será realizada a partir da próxima semana, dessa vez com a oficina para confecção de touca de bebê em tricô. As atividades serão realizadas no Centro de Oficinas para Mulheres (COM), responsável pelo curso, que irá ocorrer nos dias 8 e 15 de junho, em duas terças-feiras, às 14h. As inscrições são gratuitas, abertas a qualquer mulher acima de 18 anos, e as vagas são limitadas.

Para participar e obter mais informações, as interessadas devem entrar em contato pelo número de WhatsApp 99945-0056 e solicitar a inscrição. As aulas serão ministradas pela artesã voluntária Tânia Regina Cordeiro, que dará todo o suporte e as orientações passo a passo.

A iniciativa Artesanato Solidário tem como cerne unir práticas de aprendizado e ajuda ao próximo, oferecendo ensinamentos diversos e, a partir de seus resultados, gerar doações a quem necessita. Nesta edição, a quarta deste projeto, as inscritas terão a oportunidade de aprender a execução da touca pela técnica do tricô, e ainda poderão doar peças a mulheres que estão sendo atendidas na Maternidade.

Esta capacitação é para nível intermediário, ou seja, as participantes precisam já saber utilizar a técnica do tricô. “Eu vou ensinar especificamente o modelo da touca para recém-nascidos. O COM vai oferecer os materiais necessários, como as lãs e agulhas, portanto as alunas não precisaram levar nada de casa. A mesma turma participará dos dois dias de curso. Sou voluntária e participo de ações da SMPM desde 2018, já dei vários cursos de artesanato, e esta é uma atividade especial por sua essência de solidariedade. Também estou produzindo algumas toucas próprias para colaborar e doar às mães que necessitam”, disse.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, destacou a importância desta ação para a comunidade e para a SMPM. “O projeto surgiu com a proposta de ser uma ferramenta para incentivar tanto o aprimoramento de habilidades artesanais, em um momento de interação e produtividade, como o voluntariado que é tão importante para toda a sociedade. Muitas das mulheres que frequentam as oficinas do COM estão em situação de vulnerabilidade, tendo a chance de aprender novos ofícios ou aprimorar as técnicas que já sabem, e quem recebe os artesanatos por meio das doações são pessoas que precisam. Portanto, para nós é uma ação muito relevante no contexto de ajudar o outro e, sem dúvidas, um gesto de carinho e cuidado”, frisou.

Segundo a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, este projeto será permanente, mantendo o caráter solidário e buscando variar as formas de capacitação e o público ao qual as produções desenvolvidas em sala serão destinadas. “Esta é a quarta edição, sendo que antes tivemos produção de tapetes em duas oportunidades, uma com doações para mulheres em situação de violência e outra alusiva ao Outubro Rosa, com repasse das produções para mulheres em tratamento de câncer. Agora, o fruto do aprendizado das toucas em tricô será voltado à Maternidade Municipal”, citou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.