Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima semana, profissionais da saúde conversarão com a comunidade sobre a prevenção e o diagnóstico das ISTs

Em consonância com as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Londrina vai realizar, a partir da próxima segunda-feira (8), uma campanha em conjunto ao Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids, Hepatites Virais e Tuberculose. Ela acontecerá das 7 às 18 horas, na sede do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Alameda Manoel Ribas, nº 01, no Centro. De segunda-feira (8) até quinta-feira (11), os profissionais do CTA realizarão os testes rápidos gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C em horário ampliado, das 7 às 18 horas.

Para realizar os exames é necessário agendar horário no site da Prefeitura de Londrina e clicar no banner escrito CTA ou acessar (https://www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/agendamento/?idLocal=289). Essa ferramenta contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI ).

Aqueles que tiverem dificuldades ou dúvidas podem telefonar para (43) 3378-0146 ou (43) 3378-0147, das 7 às 12h30. Outra opção é direcionar a câmera do celular para o QR Code do cartaz de divulgação, assim ele abrirá a página do agendamento. Todos os horários respeitam intervalo mínimo de 30 minutos entre os pacientes, para manter as medidas sanitárias e de segurança.

Assim, por meio da “Campanha Fique Sabendo”, os profissionais do CTA intensificarão os trabalhos de orientação, abordando a importância dos testes para o diagnóstico de doenças como a Aids, a Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e de acompanhamento dos casos positivos. Isso porque, antes e depois do resultado final dos exames, a equipe do CTA presta apoio emocional e ajuda as pessoas a refletirem sobre os riscos que podem correr quando não se previnem corretamente.  A intenção desta edição da campanha é chamar a atenção para os cuidados que devem continuar sendo tomados, como o uso de preservativos durante as relações sexuais e os riscos a que as pessoas estão expostas. Para isso, serão distribuídos panfletos educativos e materiais preventivos, como preservativo masculino e feminino  e gel lubrificante.

De acordo com o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine, mesmo com a pandemia trazida pelo Coronavírus, as pessoas continuaram mantendo relações sexuais e, muitas vezes, sem a devida proteção.  “A conscientização de todos para a prevenção do Coronavírus é extremamente importante, mas as pessoas precisam se lembrar também de manter a prevenção para outras doenças que continuam circulando, como é o caso do vírus do HIV. Ainda há muitos jovens que nunca fizeram exames, por isso continuaremos chamando a atenção da população em datas importantes, como no Dia da Mulher”, explicou Lentine.

PEP Sexual

As mulheres e homens que sofreram violência sexual, os profissionais da saúde com risco biológico devido a acidente com material perfurocortante e pessoas que mantiveram relação sexual sem proteção ou que durante a mesma ocorreu rompimento do preservativo devem se atentar às recomendações do CTA.

A primeira delas refere-se à realização dos testes rápidos e gratuitos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, logo após o ocorrido, preferencialmente, nas duas primeiras horas e, no máximo, em 72 horas após a exposição.

O atendimento pode ser realizado no CTA de segunda a sexta-feira, das 7 às 15h30 e a partir das 16 horas, no Ambulatório Aids do Hospital da Zona Norte (HZN), que também permanece aberto aos sábados, domingos e feriados.  Quem preferir pode tirar possíveis dúvidas pelos telefones 3378-0146 / 3378-0147, de segunda a sexta das 7 às 13 horas, ou o Ambulatório de HIV/Aids e IST,  pelo 3379-0176 e 3379-0180, de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. No site da Prefeitura de Londrina (http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=31917:pep-sexual&catid=9:saude&Itemid=147) a população encontra todas as informações necessárias para saber como agir diante da exposição de risco a uma dessas doenças.

Todos os testes são realizados de acordo com as normas do Ministério da Saúde, com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados. Dependendo da situação dos pacientes, os profissionais da saúde receitam medicações antirretrovirais que devem ser utilizadas por 28 dias e, caso o resultado seja positivo, o CTA orienta o cidadão e o encaminha para a rede de serviços especializados do Município de Londrina, para o início do tratamento médico.

De acordo com dados do CTA, de 1º de janeiro deste ano até o momento (5 de março), 352 pessoas realizaram testes rápidos para HIV no CTA, sendo que, destas, 13 homens jovens e duas mulheres foram positivados. Já com relação com a Sífilis, no período, 384 pessoas fizeram o teste. Seis  mulheres testaram positivo para a doença e outros 29 homens.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.