Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Período de inscrições vai do dia 25 a 28 de abril, para vendas e comercialização de produtos nos dias 12, 13 e 14 de maio

Interessados em comercializar alimentos, flores naturais, velas, fósforos, água mineral e refrigerante em lata no entorno dos cemitérios públicos de Londrina, durante o Dia das Mães, têm entre os dias 25 e 28 de abril para protocolar o pedido de autorização na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

O credenciamento dos vendedores será realizado das 8h às 17h, na sede administrativa do órgão, localizada na Rua Professor João Cândido, 1.213, área central da cidade. Para efetivar o cadastro, os comerciantes precisam registrar a solicitação no setor de atendimento, anexando cópia da cédula de identidade e CPF, além de comprovante de residência.

No caso de itens alimentícios, os requerentes também têm de apresentar licença sanitária. Outra exigência é que se instalem somente a partir do 6º espaço de cada lado do portão do cemitério solicitado. Para a venda de frituras e caldo de cana, fica estabelecida ainda a ocupação obrigatória de três vagas contíguas.

Taxas – Neste ano, para cada espaço de 2 m², os comerciantes terão de investir R$ 186,69 nas modalidades barraca, tenda ou mesa. O valor é definido com base no Código Tributário Municipal, Lei nº 7.303/1997, e compreende as taxas de alvará de comércio ambulante e de licença para ocupação de áreas públicas.

Áreas – Localizado no centro da cidade, o cemitério São Pedro possui 90 vagas disponíveis. O Padre José de Anchieta, no Jardim Ideal, conta com 130. O Jardim da Saudade, na Avenida Saul Elkind, oferece 70 vagas, enquanto no João XXIII, que fica no Jardim Higienópolis, há 60 e no São Paulo, no Conjunto do Café, existem 20. No total, são disponibilizados no edital de chamamento 370 espaços para locação.

O diretor de Operações da CMTU, Álvaro Nascimento, destacou que o credenciamento visa ordenar a ocupação das calçadas dos cemitérios e, ao mesmo tempo, oferecer mais comodidade aos visitantes. “Com o comércio na entrada desses locais, quem for visitar foi não precisará se deslocar a outros lugares para adquirir flores ou fazer um lanche, por exemplo”.

Fiscalização – Nascimento ressaltou que, nos dias 12, 13 e 14 de maio – período em que os autorizados poderão proceder com as vendas – fiscais da CMTU irão percorrer os cemitérios para inibir a presença de comerciantes irregulares. O diretor também afirmou ser responsabilidade dos credenciados limpar, ao final de cada dia de atividade, as áreas ocupadas.

Nascimento disse ainda que, apesar do arrefecimento da pandemia de covid-19, os ambulantes serão orientados a atender medidas de contenção contra a transmissão da doença, como distanciamento, uso de máscara e uso de álcool em gel 70%. Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no telefone (43) 3379-7922.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.