Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foto: CMTU/ Arquivo

Com participação da GM e PM, iniciativa levará orientações de segurança a saídas de escolas

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou ontem (29), a operação “Volta às Aulas”. A ação tem como objetivo orientar pais de alunos, estudantes e toda a comunidade escolar sobre a segurança viária no entorno das instituições de ensino. Até o dia 23 de fevereiro, a expectativa é que 40 estabelecimentos das redes municipal, estadual e particular sejam visitados.

As atividades de conscientização serão iniciadas nos centros de educação infantil Sossego da Mamãe e Ciepe, localizados, respectivamente, na rua Mato Grosso, 1.754, e na rua Pará, 729, área central de Londrina. A escolha dos locais ocorreu em razão do número de queixas de problemas de mobilidade registrado na região.

Durante o trabalho, agentes da companhia vão chamar atenção para a importância da utilização das faixas de pedestres; da correta utilização dos pontos de embarque e desembarque; do respeito às vagas exclusivas de estacionamento; do uso da cadeirinha ou do assento de elevação para o transporte de crianças, entre outros cuidados fundamentais para garantir a segurança no trânsito.

A intervenção será acompanhada da distribuição de panfletos informativos e da atuação de estagiários de artes cênicas, caracterizados de palhaço, que vão buscar interagir com o público com abordagens, brincadeiras e esquetes.

O gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, contou que, antes da estreia da programação, uma cartilha virtual recheada de instruções foi encaminhada ao Núcleo Regional de Educação (NRE), à Secretaria Municipal de Educação (SME) e ao Sindicato das Escolas Particulares de Londrina (Sinepe).

“O material traz dicas de segurança para auxiliar pais e alunos no caminho de casa até a escola, apresentando informações para cada modalidade de locomoção: a pé, de transporte público, van escolar ou veículo comum. A partir do envio que fizemos, os três órgãos farão com que o conteúdo chegue até o responsáveis por meio de grupos de mensagens, por exemplo”, explicou o gerente.

Ribeiro destacou que, a partir da segunda semana da operação, Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) irão unir esforços para, junto com a CMTU, ampliar o alcance da medida. O propósito é que cada corporação visite simultaneamente uma instituição de ensino distinta, a fim de aumentar e diversificar o máximo possível a quantidade de pessoas abordadas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.