Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade busca orientar população sobre a campanha “Olhe e Sinalize”

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove nesta quinta-feira (22), às 10h30 e 11h30, novas ações de divulgação da campanha “Olhe e Sinalize”. As atividades ocorrem primeiramente na avenida Bandeirantes, na área central de Londrina, em frente ao Hospital Evangélico, e em seguida na zona sul, na faixa elevada da avenida Inglaterra.

A iniciativa inclui abordagem e orientação de pedestres, assim como instrução de motoristas para o respeito à faixa. O objetivo é alertar quem anda a pé sobre os riscos em atravessar a via de maneira inadequada, sem indicar a intenção ao condutor. Já em relação a quem está ao volante o propósito é reforçar a ideia de proteção ao elo mais frágil do trânsito.

Entre as recomendações dadas durante o trabalho estão os procedimentos de estender a mão no bordo da pista para pedir passagem, fazer contato visual com os condutores e só então, com os veículos completamente imobilizados, iniciar a travessia. Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, tais cuidados reduzem as chances de atropelamento.

Dalbem ressalta que, apesar de a faixa de segurança ser o local mais apropriado, o pedestre tem preferência de circulação mesmo em vias não sinalizadas. Em casos assim, o ideal é que o movimento seja feito próximo às esquinas, onde é possível ter visão mais ampla do cruzamento. A passagem ainda deve ser realizada de maneira uniforme e reta.

Campanha

Lançada pela CMTU em 2017 como nova etapa da campanha “Pé na Faixa”, a “Olhe e Sinalize” já conta com mais de 100 locais de travessia em todas as regiões da cidade. Além da atuação rotineira nas ruas como forma de sensibilizar o pedestre, a companhia também mantém parceria com emissoras de rádio e supermercados para a veiculação de mensagens educativas.

Em 2019, as ruas e avenidas de Londrina registraram 284 atropelamentos, dos quais 14 resultaram em mortes. Neste ano, de janeiro a setembro, foram contabilizados 165 acidentes com pedestres, sendo que os óbitos chegaram a 16.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.