Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Compromisso público visa a recuperação econômica no momento de pandemia e a condução do planejamento estratégico para o crescimento sustentável

Na condução dos trabalhos que envolvem o Plano de Retomada da Economia e o fortalecimento do ecossistema de inovação de Londrina, o Sebrae/PR formalizou, na segunda-feira (3), o Pacto pelo Desenvolvimento de Londrina ao lado de entidades do setor empresarial, Prefeitura e Câmara Municipal da cidade. O compromisso público traz como urgente o trabalho por projetos pela recuperação da economia e estímulo ao emprego no cenário de pandemia, mas também o planejamento estratégico para o crescimento sustentável do município nas próximas décadas.

O Pacto pelo Desenvolvimento de Londrina elenca como estruturante o Plano de Retomada da Economia da cidade, elaborado pelo Sebrae/PR em parceria com a Prefeitura, com apoio do Núcleo do Desenvolvimento Empresarial, para identificar os principais setores afetados pela crise sanitária e as reais demandas para a realização de um plano de ação de curto prazo que visa a rápida recuperação do setor produtivo local.

Também é considerado urgente o fortalecimento do ecossistema de inovação para que Londrina se transforme em um ambiente cada vez mais favorável à criação de empresas de base tecnológica por meio do incentivo ao aprimoramento do processo de transferência de tecnologia entre academia e mercado. Uma das ações será a implantação do Centro de Inovação de Londrina (Tecnocentro) nas novas instalações construídas pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado. O espaço implementará as estratégias desenvolvidas pela Governança do Ecossistema de Inovação.

São listados no pacto a aprovação, ainda neste ano, do Plano Diretor - Projeto de Lei 207/2018 e das leis complementares; o acompanhamento do processo de concessão das rodovias pedagiadas que atravessam o Norte do Paraná, assim como das novas concessões relacionadas a Londrina, como a do aeroporto; e a entrega do planejamento estratégico da cidade e o MasterPlan, que traça uma visão de futuro com diretrizes a serem cumpridas até 2040 focadas no desenvolvimento sustentável da cidade.

O consultor do Sebrae/PR, Sérgio Ozório, destaca que poucas cidades no país têm tantos instrumentos “nas mãos” neste momento para reinventar a matriz econômica e estimular o desenvolvimento econômico local. “Os projetos e propostas que estão em andamento vão impactar diretamente na recuperação econômica e no crescimento da cidade no curto, médio e longo prazo. Boa parte dessas ações acontecerão ou serão pensadas ainda em 2021”, afirma.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, aposta que o caminho a ser trilhado encontrará muitos desafios, porém, enfatiza que os projetos estruturantes são importantes para o desenvolvimento da cidade. “O pacto assinado pelas lideranças políticas e empresariais e a sociedade civil organizada revela que, em meio a pandemia e ao momento crítico vivido pelo país, Londrina toma uma posição clara dos caminhos que quer seguir”, argumenta.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Marcia Manfrin, diz que as entidades assumem o compromisso de contribuir com todos os projetos que visam potencializar reações positivas frente aos impactos da pandemia, e também de continuar atuando firmemente na elaboração de planejamentos estratégicos que vão de encontro ao crescimento sustentável de Londrina.

 "Temos um objetivo em comum, que é o de fazer com que Londrina evolua em todos os eixos possíveis. As ações que vêm sendo articuladas, como o Plano de Retomada e o Masterplan, caminham nesta direção e nos mostram que não há nada mais poderoso do que a união de forças”, afirma.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.