Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar recebe mais de 100 reclamações em uma semana
Por meio de número de WhatsApp, população pode enviar mensagens sobre os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto em Londrina
A Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar, criada pela Câmara Municipal de Londrina para vistoriar problemas referentes ao serviço de água e esgoto prestado pela companhia e por empresas terceirizadas, recebeu 114 mensagens da população na primeira semana de funcionamento do número de WhatsApp (43) 3374-1308. O canal de comunicação recebe reclamações 24 horas por dia e foi criado no último dia 27, para centralizar as mensagens que até então eram enviadas por munícipes individualmente para os três vereadores da comissão: Chavão (Patriota), Mestre Madureira (PP) e Jessicão (PP). As reclamações são consolidadas e analisadas por servidores da Câmara de Londrina, e posteriormente repassadas aos parlamentares.
A comissão especial foi instituída no dia 28 de fevereiro, após vários vereadores receberem diversas queixas sobre a reconstrução do asfalto e de calçadas, por empresas terceirizadas, após obras realizadas pela Sanepar. Pelo canal de Whatsapp, porém, a comissão recebeu reclamações de vários outros serviços, como demora para novas ligações de água e para pedidos de desligamento de registros, falta de ligação de imóveis com a rede de esgoto, supostas cobranças irregulares, entre outros. Há queixas sobre serviços feitos em todas as regiões da cidade e também em distritos rurais.
Como denunciar
Pelo número de WhatsApp, o londrinense pode detalhar à comissão especial, em formato de texto, eventuais problemas encontrados no serviço da Sanepar e de suas terceirizadas, com a possibilidade ainda de envio de fotos e vídeos. Ao primeiro contato, o usuário receberá uma mensagem padrão, solicitando que envie: nome completo, número de telefone, endereço do local onde há o problema e uma breve descrição do fato, acompanhada de fotos ou vídeos, se houver. Serão consolidadas apenas as mensagens enviadas por escrito. O número de WhatsApp estará disponível para a população até a entrega do relatório final da comissão especial, que tem até 19 de setembro para finalizar os trabalhos.
Concessão
O contrato administrativo nº 209/2016, firmado entre o Município de Londrina e a Sanepar, foi consolidado em 2016, durante a gestão do prefeito Alexandre Kireeff, com prazo de vigência de 30 anos. O documento prevê que a Sanepar realize “a captação, adução, produção de água para abastecimento, sua distribuição, operação, conservação, manutenção de redes, incluindo as ligações prediais e os instrumentos de medição, a coleta, remoção e destinação final de esgotos”.
Vinicius Frigeri/Asimp/CML
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