Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os representantes do Consórcio de Municípios foram recebidos pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado

Diretores do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) vieram a Londrina na quinta-feira (19) para conferir o funcionamento do Samu Regional Londrina e a sede do serviço, inaugurada em março deste ano. A comitiva, composta pelo diretor-geral do Consamu, João Gabriel Avanci, e o diretor médico Fernando Chiavelli Sonomiya, foi recepcionada na Prefeitura, pelo prefeito Marcelo Belinati. Na sequência, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, foi com o grupo até a sede do Samu, localizada na Avenida Dez de Dezembro.

O prédio que hoje centraliza o Samu Regional Londrina conta com três andares mais estacionamento de ambulâncias e um heliponto, instalados em uma área construída de 1.850 m². O serviço é responsável pelo atendimento de urgência e emergência dos 21 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde do Paraná, com uma população estimada de 1,1 milhão de habitantes.

Já o Consamu conta com uma área de abrangência maior, pois agrega os 43 municípios da região oeste do Paraná da 10ª e 20ª Regional de Saúde. Além do serviço móvel, o consórcio também é responsável por dois hospitais e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). E, de acordo com o seu diretor geral, João Gabriel Avanci, a sede permanece a mesma de antes de se tornar um consórcio, quando ainda atendia apenas um município.

O secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado, reforçou que a nova sede do Samu de Londrina é a considerada a mais moderna do Paraná e uma das maiores do estado. “Dispor de toda essa estrutura é primordial para que atendimento de cada usuário seja prestado da melhor forma. Aqui as equipes têm ótimas condições de trabalho, equipamentos modernos e atualizados, salas de treinamento e reunião, refeitório e alojamentos. São detalhes que fazem a diferença e ficamos muito honrados em receber essa visita para trocarmos experiências e, quem sabe, tecermos novas parcerias em prol da saúde pública”, afirmou.

Durante a visita, o diretor de Urgência e Emergência da SMS, Cleiton José Santana,  apresentou toda a estrutura da sede do Samu Londrina. Os visitantes ficaram impressionados com a qualidade da construção, a distribuição dos espaços e a centralização de todos os trabalhos que envolvem o Samu em um mesmo local.

 “Nós estamos em uma sede há mais de dez anos, de quando era um Samu municipal. Depois virou consórcio, ou seja, de um município passou a atender 43, e essa estrutura ficou pequena. Então, quando inaugurou a sede de Londrina, decidimos vir conhecer. Só de ver as fotos já deu para saber que era algo muito bom. O heliponto, por exemplo, foi feito de acordo com as orientações da ANAC. E nós também operamos helicóptero lá, mas fica no hangar do aeroporto, então a nossa equipe precisa se deslocar alguns quilômetros para chegar. O sonho de consumo é termos uma sede como essa, que centralize toda a operação em um prédio só com conforto e acessibilidade, como vimos aqui. Tem ainda copa nos três andares, qualidade de alojamentos pra todos os profissionais, isso favorece o bem-estar da equipe para prestar um atendimento de mais qualidade”, enfatizou o diretor-geral do Consamu.

Avanci agradeceu a receptividade do prefeito Marcelo Belinati, e comentou que a visita a Londrina foi positiva e exitosa. “Nosso atual presidente é um médico intervencionista. E a partir da gestão dele estamos com esse olhar para aperfeiçoar o consórcio, procurando experiências exitosas para agregar em nossa operação e fazer essas trocas. E fomos muito bem recebidos pelo prefeito Marcelo, deu para ver que ele realmente comprou a ideia dessa nova sede. O secretário Felippe Machado também nos atendeu super bem, a gente percebe que ele sabe exatamente os dados, passa todas as informações. Vamos avaliar a possibilidade de Londrina nos disponibilizar esse projeto para também termos uma nova sede; seria um ganho muito grande e ajudaria a concretizar esse sonho”, acrescentou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.