Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa faz parte da campanha Abril Verde, que visa promover a saúde física e mental de trabalhadores e servidores municipais

Na próxima segunda-feira (19), às 15 horas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), realiza a oficina “Como o Profissional da Educação pode se libertar do Estresse”, com a psicóloga Flora de Liz. A iniciativa faz parte da programação da campanha Abril Verde, realizada pela Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), cujo objetivo é divulgar práticas de segurança no trabalho e promover a saúde física e mental dos servidores municipais, assim como de outros trabalhadores.

A palestra é gratuita e será realizada pela internet, devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Ela é voltada para os profissionais da Educação, mas qualquer pessoa pode participar, tanto os servidores municipais quanto a população em geral.

A psicóloga Flora Ebenau de Liz contou que a oficina vai abordar três assuntos principais: definindo o estresse e o burnout; sintomas e sinais de estresse; e como lidar com situações estressoras. “É muito importante falarmos sobre este assunto, pois pesquisas apontam para o alto índice de estresse na população economicamente ativa brasileira e que 72% da população do país apresenta alguma sequela de estresse, como os casos de burnout, que é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo”, afirmou.

Liz explicou que muitas pessoas têm buscado ajuda quando já estão em um grau mais avançado do que o tolerável. “Falar sobre esse assunto proporciona mais qualidade de vida, produtividade de trabalho e autoconhecimento, para que as pessoas possam entender pelo que elas estão passando e que podem buscar ajuda, se não estiverem dando conta sozinhas, principalmente durante esta fase de mudanças ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus”, disse.

Para participar, não é preciso se cadastrar ou baixar qualquer aplicativo, apenas acessar a plataforma Webconf na data e horário da atividade, por meio do link. Todos os eventos do Abril Verde estão sendo realizados por meio deste canal.

Também no contexto da saúde mental, no dia 23, no mesmo horário, a psicóloga Rosangela Domaneschi Neves abordará o tema “Saúde Mental dos Profissionais que atuam no Enfrentamento da Pandemia”. E no dia 27, às 15 horas, será promovida a palestra “Saúde mental dos Servidores: o reflexo da pandemia Covid-19 no seu cotidiano familiar e social”, com a enfermeira especialista em saúde mental, Regina Machado.

A diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Elen Piccinin, ressaltou que as conversas com especialistas visam trazer um pouco de conforto aos trabalhadores. “Esperamos que esses eventos ajudem os participantes a identificar os seus sentimentos e administrá-los, para que possam introduzir maneiras de minimizar os sentimentos ruins e canalizar energia positiva para atividades que tragam satisfação e prazer”, explicou.

Confira a programação completa do Abril Verde:

15/04 – 15h
Saúde Mental do Ambiente de Trabalho
Convidada: psicóloga Renata Polverini

16/04 – 15h
Comunicado de Acidente de Trabalho
Convidada: médica do Trabalho Jessika Wust

19/04 – 15h
Como o profissional da educação pode se libertar do estresse
Convidada: psicóloga Flora Ebenau de Liz

20/04 – 15h
Trabalho em altura dentro e fora da vida do trabalhador
Convidado: técnico em Segurança do Trabalho Rodirley Ferreira

22/04 – 15h
Como reagir às agressões verbais no atendimento ao público
Convidada: psicóloga Silvely Gazola

23/04 – 15h
Saúde mental dos profissionais da Saúde no enfrentamento da pandemia
Convidada: psicóloga Rosangela Domaneschi Neves

26/04 – 15h
Ergonomia no Ambiente de Trabalho
Convidados: médica Fernanda Honorato e educador físico Claudemir Fatori

27/04 – 10h
Percepção de Riscos no Ambiente de Trabalho.
Convidado: engenheiro do Trabalho Luciano Bucharles

27/04 – 15h
Saúde mental dos Servidores: o reflexo da pandemia Covid-19 no seu cotidiano familiar e social
Convidada: enfermeira Regina Machado

28/04 – 15h
O acesso à informação e a segurança do trabalhador
Convidada: administradora Fabiana Amorim

29/04 – 15h
O alcoolismo e a sua implicação na saúde e nos ambientes de trabalho e familiar.
Convidada: assistente social Rita Fioratte

30/04 – 15h
Assédio Moral no ambiente de trabalho
Convidado: servidor municipal e professor de Direito Alexandre Alberto Trannin

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.