Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aberto ao público, evento promove união pela paz por meio da cultura; programação é gratuita e conta com apresentações musicais de estilos diversos

Na próxima segunda-feira (25), o Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz) e a ONG Londrina Pazeando promovem a IV Mostra Cultural Internacional da Bandeira da Paz. O evento celebra o Dia Internacional da Bandeira da Paz, data que destaca o papel da arte na busca por uma cultura mundial regida pela não-violência. A comemoração será no auditório do Centro de Pastoral, espaço cedido pela Cáritas Arquidiocesana de Londrina, na Rua Dom Bosco, nº 145, das 19h30 às 21h30. A entrada é gratuita e aberta a todo o público, sem necessidade de inscrição.

Segundo o secretário do Compaz e gestor da Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, a Cultura de Paz é um movimento que busca a desconstrução da atual cultura de violência. “Para mudar essa cultura, é necessário aprendermos a resolver os conflitos de maneira não-violenta. O Dia da Bandeira da Paz propõe que essa união seja buscada através das artes”, afirmou.

Galhardi ressaltou a importância do movimento no atual cenário de polarização e guerras. “É necessário olharmos para as pessoas com respeito, e isso é um aprendizado. Mesmo quando não concordamos com as opiniões dos outros, precisamos manter o respeito”, frisou.

De acordo com o representante da Secretaria Municipal de Cultura no Compaz, Charleston Luiz da Silva, o dia 25 de julho marca o início de um novo ciclo para os ativistas pela paz e pela não-violência. “É como se fosse um ano novo para os pacifistas”, disse. A data celebra a Bandeira da Paz, criada em 1935 pelo russo Nicholas Roerich, que acreditava no poder das artes para unificar os povos pela paz.

Programação Internacional

A programação inclui apresentações artísticas, com recepção às 19h30 com o Hino Nacional em Tupi Guarani. A seguir, entrará o Coral Unicanto, regido pelo Maestro José Mário Tomal. Depois disso, será apresentada a Bandeira da Paz e seus objetivos, seguida por uma apresentação do Cacique Paiakan Gadje Uvupuhu Diloy, da etnia Tupi Guarani.

Haverá uma introdução do Londrina Pazeando sobre a Cultura de Paz, seguida pelo grupo Hikari, com a dança japonesa de Bon Odori. Em seguida, se apresenta o ativista Lino Azevedo Jr. do Movimento Internacional pela Cultura da Paz, seguido pelo cantor e compositor Tinho Lemos. Posteriormente, será a vez do Duo de canto e piano formado por Marcela Escobar e Luiz Fernando Figueiredo, concluindo as mostras artísticas da noite, e encerrando às 21h30.

Conforme o representante da Secretaria Municipal de Cultura no Compaz, Charleston Luiz da Silva, por ser uma data comemorada internacionalmente, o evento será celebrado junto a outros países de forma on-line. “Além das 270 pessoas que cabem no Centro de Pastoral, haverá vídeos e mensagens de organizações de outros países que também promovem a cultura de paz”, contou.

O evento será transmitido também pelo canal do YouTube da Mídia de Paz Paraná ( https://www.youtube.com/channel/UCQzfDxa6ngYwqFFtIn9gOLA/videos), e será comemorado, além de Londrina, ao mesmo tempo também em cidades do México (Morelia), Portugal (Valengo e Matosinhos), Argentina (Palmira e Buenos Aires) e na Suíça (Berna), além das cidades do estado de São Paulo de Campinas, Paulínia, Sumaré, São Paulo capital, Mogi Mirim, Praia Grande e Bragança Paulista; em Extrema (MG) e Salvador (BA) também.

Silva explicou que a paz é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. “A paz mundial é uma das principais propostas da ONU, e o Dia Internacional da Bandeira da Paz é de extrema importância para lembrarmos disso”, ressaltou. A ideia é que até 2030, o Brasil tenha atingido os 17 objetivos, que incluem mudanças em prol do desenvolvimento, tanto no âmbito sociocultural, como pela preservação do meio ambiente.

A celebração é promovida pelo Compaz, pelo Londrina Pazeando e pelo Planeta Paz – Comunicação e Responsabilidade Social da cidade de Campinas. A iniciativa conta também com atividades apoiadas pela Prefeitura de Londrina por meio das secretarias municipais. “As escolas, por meio da Secretaria de Educação, promovem a participação dos alunos na Semana da Paz (em setembro) por meio de trabalhos e textos junto ao Projeto Vida, que os ensina sobre a cultura de paz”, informou Silva.

Os demais apoiadores e participantes da iniciativa são: Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor; Cacique Paiakan; Capítulo Londrina da Ordem Demolay; Clube Aventureiros do Amanhecer; Clube de Desbravadores; Coral Unicanto; Duo Canto e Piano; Grupo Hikari; Tinho Lemos; Tropa Escoteira Orion.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.