Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade será realizada na quinta-feira (7), das 9h às 12h, com destruição de armas de brinquedo

Nesta quinta-feira (7), o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) participa do 8º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil. A atividade, organizada pelo Movimento Londrina Pazeando, será realizada das 8h às 12h na Avenida Saul Elkind, 1.348, em frente à loja do Móveis Brasília.

Na ocasião, haverá a destruição de armas de brinquedos, arrecadadas ao longo dos últimos meses por entidades parceiras do Londrina Pazeando, como o SESC. Esse ato terá participação de representantes do Exército Brasileiro e da 4° Cia da Polícia Militar, e está programado para ocorrer às 10h. E os resíduos serão encaminhados para reciclagem.

Além dos brinquedos já arrecadados, os voluntários vão receber mais armas de brinquedo durante o evento, para que sejam destruídos. As doações serão convertidas, com entrega do Jogo Trilha da Paz, desenvolvido pelo Londrina Pazeando, para cada arma de brinquedo que for destinada à destruição.

Animando o evento, estará a Família Dinossauro, atração do Tio Paulão Festas & Eventos. Parceiro do Londrina Pazeando há vários anos, o animador levará a trupe de dinossauros para a destruição das armas de brinquedo, interagindo com as crianças e adolescentes que comparecerem.

Segundo o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luiz Claudio Galhardi, várias autoridades foram chamadas para participar do Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil. O principal objetivo é conscientizar a sociedade sobre o quão desnecessárias as armas de brinquedo são e como elas naturalizam a violência, repercutindo na formação desta criança.

“Brincar com uma arma é uma forma de estímulo, e ao presentear com esse tipo de brinquedo mensagem você transmite essa mensagem, naturalizando o convívio com armas. É possível oferecer outros brinquedos que resultem em outros impactos, inclusive por isso fazemos sempre próximo ao Dia da Criança. Arma não combina com paz, e nosso trabalho é para que a sociedade entenda que precisamos superar nossos conflitos e divergências sem o uso da violência”, detalhou Galhardi.

Em Londrina, a lei municipal n° 9.188, de 3 de outubro de 2003, proíbe a comercialização de armas de brinquedo na cidade. Anualmente, o Compaz e o Londrina Pazeando visitam estabelecimentos comerciais e aqueles que atendem a legislação são condecorados com o Selo da Campanha Municipal “Arma não é brinquedo – dê abraços!”.

A solenidade anual não foi realizada em 2020 por conta da pandemia, mas a estimativa é que este ano ocorra no mês de novembro.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.