Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Solenidade, suspensa nos últimos dois anos por conta da pandemia, será realizada quinta-feira (10), no plenário da Câmara Municipal

Com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos causados pelo comércio de armas de brinquedo, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Londrina Pazeando realizam, na próxima quinta-feira (10), às 10h45, a entrega dos selos “Arma Não é Brinquedo”.

A 10ª cerimônia de entrega do selo vai ocorrer no plenário da Câmara Municipal de Londrina, para lojistas cadastrados na campanha. A lista de empresas participantes desta edição pode ser conferida no site da Câmara Municipal.  Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia foi suspensa nos anos de 2020 e 2021, por isso a certificação deste ano está registrada como 2020. Outras empresas interessadas em participar podem preencher o formulário de inscrição neste site. A adesão passa por um trâmite até ser confirmada na próxima lista.

O secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, considera que o recesso dos últimos dois anos é um dos motivos que torna esta cerimônia especial. Outra razão é o atual panorama geopolítico, no qual se destaca um conflito bélico entre Rússia e Ucrânia. “Ficamos dois anos sem entregar o selo, por conta da pandemia, e voltamos este ano. Outro motivo é que estamos enfrentando uma guerra, uma agressão enorme, da segunda maior potência bélica do mundo atacando um país indefeso. Então é um momento importante que temos para abolir essa ideia. O Compaz está fazendo o seu papel como instituição em prol da paz”, ressaltou.

De acordo com a Lei Municipal n° 9.188 de 2003, a cada dois anos os comerciantes precisam passar pela certificação para renovarem a adesão à campanha “Arma Não é Brinquedo”. A iniciativa tornou Londrina referência nacional na política pública de controle de venda de armas de brinquedo, e inspirou os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal a criarem legislações semelhantes. “É a 10ª edição, ou seja, uma década fazendo esse trabalho. Somos referência no Brasil em entregar o selo, pois só temos em Londrina isso”, declarou Galhardi. 

O diretor comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Angelo Pamplona da Costa, também apoia a campanha e incentiva a adesão de consumidores e comerciantes. “Uma arma na mão de uma criança já remete à violência, ao conflito. O que a gente vê, também, é no universo virtual e nos jogos eletrônicos, crianças em jogos violentos. Que as famílias repassem esse tipo de orientação a seus filhos, para que não tenham a intenção de promover guerras”, observou.

Além de uma placa que permite ao consumidor identificar o estabelecimento participante deste movimento pela paz, os lojistas receberão um certificado, fornecido pela Secretaria Municipal de Fazenda, e um CD contendo o arquivo digital da logomarca da campanha e que poderá ser utilizada, pelo período de dois anos, em todo o material publicitário da empresa.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.