Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prédio do CEI foi revitalizado com melhorias em vários ambientes, qualificando os atendimentos prestados; esta é a 16ª unidade filantrópica reformada pela Prefeitura em 2022

A sexta-feira (12) foi de muita alegria e celebração para a comunidade escolar do Conjunto Chefe Newton Guimarães e bairros vizinhos, que comemoraram, em um encontro com a presença do prefeito Marcelo Belinati, a entrega da reforma do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Helena de Castro Costa e Januário I. A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, também participou do ato juntamente com outros representantes da Prefeitura, lideranças locais e a equipe desta unidade escolar filantrópica, que é a 16ª revitalizada pela atual gestão em 2022.

Com investimento de R$ 150 mil, repassados ao CEI por meio de recursos municipais, foi possível renovar a estrutura predial do espaço, agora mais confortável e adequado para dar suporte às crianças e facilitar o trabalho da equipe de colaboradores. O espaço fica localizado na rua dos Garis, nº 450. Em junho deste ano, o Município já havia entregado a revitalização do CEI Maria Helena de Castro Costa e Januário II, unidade localizada no Conjunto Parigot de Souza, em área próxima na região norte, e mantida pela mesma instituição – a Associação Ano 53.

A reforma contemplou a troca do telhado, que estava danificado e causava vazamentos em várias áreas, e troca de todo o piso interno e do pátio externo, além da substituição de janelas, vidros e cubas embutidas para higienização de alimentos, manutenção de pias, portas e outros componentes. Foi feita pintura nas áreas interna e externa, incluindo as salas de aula, e o refeitório ganhou novo piso e revestimento, tornando-se mais adequado, confortável e fácil de limpar.

Atualmente, esta unidade escolar atende 76 alunos, de dois a quatro anos de idade, com turmas de C2, C3 e P4. O ensino contempla alunos e alunas dos bairros Chefe Newton, São Jorge e assentamento Nossa Senhora Aparecida. Fundado em 25 de novembro de 1987, o Centro nunca havia passado por uma reforma tão volumosa e significativa viabilizada pelo poder municipal.

O prefeito Marcelo Belinati disse que o processo de revitalização dos CEIs vem rendendo ótimos frutos, ajudando a transformar a estrutura de espaços em todas as regiões de Londrina. “Este é um trabalho incrível que estamos conseguindo desenvolver, por meio da Secretaria Municipal de Educação com a importante colaboração da comunidade escolar e instituições mantenedoras das creches. Essa mudança reflete no bem-estar do ambiente, favorece o ensino de qualidade e traz mais satisfação ao grupo pedagógico e de funcionários. A educação é efetivamente uma das políticas prioritárias da nossa gestão, e vamos continuar trabalhando com amor e carinho pelas crianças”, apontou.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, a Prefeitura de Londrina está tendo a oportunidade de construir uma história muito bonita em benefício à educação municipal. “Nunca houve um pacote de obras como este, para os CEIs, na história da cidade. E, de forma geral, estamos participando e presenciando um movimento importantíssimo na educação. O acolhimento e carinho da comunidade escolar têm sido incrível e nos motiva a fazer cada vez mais por eles. Parabenizo o CEI, a Associação Ano 53 que mantém este espaço, e nossa equipe da Secretaria”, afirmou ela, que, junto com o prefeito, recebeu lembranças entregues por crianças do CEI.

O padre Francisco Schneider (Pe. Chiquinho), líder religioso e comunitário dessa área da região norte, e um dos fundadores do CEI Maria Helena de Castro Costa e Januário I, participou do encontro. “É maravilhoso poder estar aqui e ver a evolução do CEI, que vem alcançando muitas coisas bonitas. Lembro com carinho quando, em 1987, inauguramos o espaço e ao longo dos anos fomos batalhando muito para mantê-lo e poder oferecer esse atendimento às crianças. São as crianças que ajudam a transformar a sociedade, portanto, precisam receber atenção especial. Essa reforma é a simbiose de forças, envolvendo o empenho da comunidade e o suporte do poder público. Agradeço imensamente a cada pessoa que participou da construção dessa história e sou honrado por dividir este momento com todos os que aqui estão”, celebrou.

A diretora do CEI, Tânia Aparecida Betti, avaliou a qualidade das obras, reforçando que nunca houve uma oportunidade como essa de executar tantos serviços de melhoria ao mesmo tempo. “Foi um grande presente para nós. Como temos dois CEIs mantidos pela mesma instituição, sempre foi difícil dividir os valores que recebíamos e levantávamos com ações comunitárias. Agora temos um espaço mais adequado e confortável para todos, o resultado é incrível”, analisou.

Betti ressaltou que o compromisso do Centro é oferecer suporte de qualidade aos alunos e alunas, por meio de um local bem montado, limpo e organizado, que qualifica o processo pedagógico e sirva de exemplo. “A partir de agora, é manter tudo o que foi conquistado. E sempre importante valorizar nomes como os do padre Chiquinho e de Dirceu Januário, que são fundadores do CEI, da presidente da Associação Ano 53, Cláudia Freitas Ribeiro, e da professora Joelina Rodrigues, que ficou 30 anos à frente do CEI, com muita excelência e dedicação. Tento manter o trabalho que ela me ensinou”, homenageou.

De acordo com a professora Nilza Silva Pereira, que atua há 25 anos como educadora deste CEI, o ambiente melhorou substancialmente após a reforma do local. “Conheço e trabalho aqui faz muitos anos, acompanhei diversas etapas e essa obra melhorou mais que 100% o espaço como um todo. Em dias de chuva as salas e demais áreas ficavam todas molhadas e as paredes tinham umidade. Temos cobertura, piso e revestimentos novos e todo o CEI está mais agradável. Também foi possível criar uma nova área para as crianças desenharem, além de um ‘cantinho sensorial’ com vários brinquedos e materiais lúdicos”, contou.

Também participaram do encontro para entrega da reforma do CEI Maria Helena de Castro Costa e Januário I a presidente da Associação Ano 53, Cláudia Freitas Ribeiro, o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), João Marcos Machuca de Lima, além de diretores e educadores de escolas municipais, CMEIs e CEIs da região norte.

Com mais uma etapa de obras concluída, a Secretaria Municipal de Educação avança no processo de revitalização de 50 unidades educacionais filantrópicas, contemplando bairros de todas as regiões da cidade. O investimento total será de R$ 8 milhões.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.