Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro será no dia 12 de março, com eleição de membros da sociedade civil para o novo Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial

Estão abertas as inscrições de delegados para a 6ª Conferência Municipal de Planejamento Urbano, que será realizada no dia 12 de março. No encontro, haverá a eleição de representantes da sociedade civil para integrar o Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial de Londrina.

Os delegados inscritos terão direito à voz e voto na conferência, com participação presencial. Já os ouvintes poderão acompanhar ao vivo a transmissão on-line do evento. A 6° Conferência Municipal será realizada no auditório da Unicesumar (Avenida Santa Mônica, 450), das 8h às 12h30.

As entidades e instituições da sociedade civil que atuam na área de desenvolvimento municipal poderão inscrever um representante titular e suplente, preenchendo formulário on-line disponível no site do Ippul, até o dia 3 de março.

A conferência é uma realização do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), juntamente com o Conselho Municipal da Cidade (CMC), que será convertido com nova formação conforme prevê a Lei Geral do Plano Diretor de Londrina (lei municipal nº 13.339/2022). Além da eleição de novos conselheiros, o evento terá leitura e aprovação do regulamento da conferência, com apresentação de propostas. E a equipe técnica do Ippul fará ainda uma apresentação do processo de revisão das Leis Específicas do Plano Diretor.

O presidente do Ippul, Tadeu Felismino, explicou que, durante a conferência, o Conselho Municipal da Cidade será reestruturado, com novo nome e composição. “Mas ele terá a mesma missão, que é de ser o órgão de acompanhamento e participação social em toda política pública de desenvolvimento urbano da cidade. É um momento de grande importância, assim como a participação da comunidade”, citou.

Felismino reforçou que a elaboração e aprovação da Lei Geral do Plano Diretor, sancionada este ano pelo prefeito Marcelo Belinati, teve ampla participação social, por meio de conferências, audiências públicas e integração com o CMC. “O Plano Diretor foi altamente participativo, milhares de pessoas participaram de todo o processo em todas as etapas, e agora vem uma parte tão importante quanto, que é a aprovação das leis urbanísticas que vão detalhar as diretrizes do Plano Diretor. Neste ano, teremos discussão e aprovação das quatro leis principais – Perímetro Urbano, Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento do Solo e Sistema Viário. Em 2023, teremos a discussão e aprovação das cinco outras leis – Código de Obras, Código de Posturas, Código Ambiental, Lei de Arborização e do Patrimônio Histórico”, elencou.

A nova composição do conselho estipula 22 vagas para a sociedade civil organizada, distribuídas da seguinte forma: movimentos sociais e populares, nove vagas; representantes de trabalhadores, por suas entidades sindicais, quatro vagas; representantes de empresários, por suas entidades relacionadas à produção, fomento e ao financiamento do desenvolvimento municipal, quatro vagas; representantes de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, três vagas; Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor, duas vagas.

Os novos conselheiros eleitos terão mandato de três anos, para o período de 2022 a 2024. Após apresentação do resultado da eleição, os delegados mais votados de cada segmento serão apresentados para homologação e posse, a ocorrer na própria conferência municipal. “É uma oportunidade única que a cidade tem de criar um marco legal totalmente atualizado, conforme as diretrizes do Plano Diretor que tem como base o Plano de Mobilidade Urbana, feito em 2020 e oficialmente finalizado semana passada. É um momento especial que a cidade vive, e um dos elementos cruciais é a participação social. E essa participação se dá na conferência e no conselho municipal que será formado para acompanhar todo esse processo”, complementou o presidente do Ippul.

As demais vagas do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial serão preenchidas por representantes indicados do Executivo, a serem nomeados pelo prefeito Marcelo Belinati. A representação do poder público estabelece três vagas para o Ippul; uma vaga para a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); uma vaga para a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação; duas vagas para a Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina; uma vaga para a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; uma vaga para a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema); uma vaga para Secretaria Municipal de Assistência Social; uma vaga para Secretaria Municipal de Cultura; e uma para o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Para a atual presidente do Conselho Municipal da Cidade, Deise Lima e Silva, a nova Lei Geral do Plano Diretor trouxe mudanças estruturais e de composição ao órgão. “Agora, teremos a possibilidade de mais entidades participarem desse processo democrático de planejamento e soluções urbanas para melhorias da cidade. O CMC passa a vigorar, a partir da sexta conferência, com uma nova estrutura e novo nome, além de ser mais abrangente”, citou.

Silva reforça a importância de toda a população acompanhar a conferência na transmissão virtual, já que os temas discutidos interferem na sistemática e no desenvolvimento da cidade, afetando diretamente a qualidade de vida. “A cidade é feita, antes de tudo, por pessoas. Um dos grandes objetivos do planejamento urbano é esse, melhorar a qualidade de vida, promover desenvolvimento econômico e social, propiciar opções de lazer, ou seja, são muitos aspectos envolvidos, e agora vivemos um grande momento com a discussão das leis complementares. E a conferência dará novos rumos promissores”, frisou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.