Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Unidade conta com infraestrutura e equipamentos completos para atendimento de casos leves

Desde o início da pandemia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará tem desempenhado um papel importante no atendimento de pacientes que apresentam sintomas de infecção pelo novo coronavírus. No momento, o local atende exclusivamente pessoas com síndromes respiratórias, presta auxílio inicial e, se houver necessidade, realiza o encaminhamento de pacientes para a internação. A coordenadora de enfermagem da unidade, Kátia Fermino, frisou que a UPA possui a infraestrutura específica para este tipo de atendimento. “Nós somos uma unidade de estabilização. Quando recebemos um paciente com dificuldades respiratórias, nós o auxiliamos fornecendo medicações e tratamentos como oxigenoterapia para tratar os sintomas. Após a realização de exames, esse paciente pode vir a ser transferido para o hospital, onde será internado em leito de enfermaria ou na UTI”, explicou.

A solicitação de transferência é feita à central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que, com base nas informações fornecidas pela UPA Sabará, direciona o paciente para um leito de enfermaria ou UTI dos hospitais da rede e envia a ambulância com os equipamentos adequados para o transporte do paciente. Segundo Kátia, nas ocasiões em que a condição do paciente piora enquanto ele aguarda a transferência, o atendimento de emergência é realizado na própria Unidade. “A UPA tem 16 leitos de enfermaria e quatro leitos de estabilização. Contamos com equipamentos como respiradores, ventiladores e desfibriladores que são usados no tratamento dos pacientes em condições mais críticas, até que a transferência possa ser feita”, ressaltou.

Cuidados e conscientização

O atendimento constante a casos da Covid-19 exige que a equipe que trabalha na UPA Sabará tome precauções específicas de saúde e segurança. Todos os servidores da unidade trabalham com uniformes privativos, que só podem ser usados no interior da UPA. Estas vestimentas incluem equipamentos de segurança como aventais, luvas, óculos de proteção e máscaras cirúrgicas. A paramentação dos profissionais varia conforme o tipo de atendimento realizado e o potencial de exposição ao vírus.

Além disso, a higienização das dependências da unidade vem sendo feita em uma frequência muito maior. A equipe responsável pela limpeza tem aplicado produtos de desinfecção no piso, paredes e equipamentos da unidade, com o objetivo de tornar o espaço mais seguro para os profissionais de saúde e pacientes que frequentam a unidade. De acordo com Kátia, este trabalho deve ser acompanhado da conscientização e senso de responsabilidade por parte da população. “As pessoas precisam ter consciência de que a Covid-19 é uma doença séria. Aqui na UPA, nós vemos todos os dias como a falta de ar causa sofrimento para os pacientes em estado grave. Também vemos casos de várias mortes em pessoas da mesma família. Não é o momento para atitudes inconsequentes. As pessoas devem evitar todo tipo de aglomeração, pois ao fazer isso estão contribuindo para preservar as suas vidas e as dos outros”, enfatizou.

Atendimento

Pessoas que apresentem os sintomas leves de infecção por coronavírus, que incluem mal-estar, tosse, alterações no olfato e paladar, sensação de cansaço, dor de cabeça, dor de garganta e febre, devem procurar uma das seis unidades básicas de saúde (UBSs) que atualmente atendem de forma exclusiva os casos suspeitos de Covid-19. Os pontos disponíveis são as UBSs Jardim Guanabara (centro), Bandeirantes (oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte), e Vila Ricardo (leste). Os atendimentos ocorrem das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Caso os sintomas sejam mais graves, incluindo falta de ar e dificuldades respiratórias, a recomendação é que o paciente se dirija à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sabará, na região oeste, que atende exclusivamente demandas relacionadas ao coronavírus.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.