Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Local passou por uma reforma, onde foi todo pintado e instalado forro, além de ter duas novas geladeiras e um sistema de check out mais moderno.

Nesta quinta-feira (4), às 10h, será reinaugurado o Sacolão da Cooperativa de Agricultura Familiar Solidária (Coafas), que fica na Rua Caraíbas, 452, na Vila Góes. A cooperativa atende ao Município de Londrina e ao Governo do Estado do Paraná no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Somente neste ano, o prefeito Marcelo Belinati anunciou um investimento de R$ 5.682.00,00 para o PNAE (leia aqui).

O Sacolão esteve fechado desde março de 2020, quando iniciou a pandemia de Covid-19. Agora, ele será reaberto com uma nova cara, pois passou por uma reforma, onde todo o local foi pintado e forrado. Agora, também há duas novas geladeiras e um sistema de check out mais moderno. Os refrigeradores foram adquiridos com recursos do Governo do Estado do Paraná.

Ali a população encontra uma gama de variedade de produtos como hortaliças (alface, almeirão, couve, acelga); tubérculos (babata, inhame, cará); frutas (laranja, tangerina, abacate), polpa de frutas naturais e produtos panificados, como pão caseiro e bolacha caseira. “Os produtos são agroecológicos, direto do produtor, o que garante além da qualidade, que ele é fresco, porque vai direto do campo para o consumidor’, contou o gerente-geral da Coafas, Denilson Eduardo Saraiva. 

Sobre isso, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Regis Choucino, ressaltou que os alimentos comercializados ali vêm direto dos agricultores locais e são de alta qualidade, assim como também vão para a mesa das crianças na merenda escolar, através do PNAE. “Então, acredito que a reinauguração do Sacolão é motivo de comemoração, porque ali a população encontra alimento de qualidade, com preço bom e sem intermediários. É uma relação de ganha-ganha com a população e os produtores rurais”, disse Choucino.

Atualmente, 300 agricultores fazem parte da cooperativa, que atua nos municípios de Londrina, Ibiporã, Cambé, Tamarana, Rolândia, e tem associados nas cidades de Londrina, Rolândia, Urai, Cambé e Tamarana. Ela surgiu em 11 de outubro de 2008, no Distrito de São Luiz, com um grupo de 30 agricultores.

De lá para cá, recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – que cedeu um extensionista para organizar e padronizar os processos da Coafas -, da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), que cedeu o espaço para o sacolão, e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que compra a produção do agricultor, sem licitação, a preços compatíveis aos praticados no mercado, e doa às entidades sociais que atendem as pessoas em situação de pobreza e de risco alimentar e nutricional. Desde 2012, a Coafas entrega alimentos ao programa da merenda escolar (PNAE) das escolas públicas tanto do Paraná, quanto de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.