Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O lançamento faz parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e será na quinta-feira (27), às 19h

A diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo, lança nesta quinta-feira (27) sua obra autoral intitulada “História das Bibliotecas Escolares: Brasil, Paraná e Londrina”. O evento faz parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, e uma cerimônia de lançamento será realizada às 19h na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro).

O livro resulta de uma pesquisa que retrata a trajetória histórica das bibliotecas escolares nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal; e aborda suas lacunas e peculiaridades em diferentes épocas. “O objetivo do trabalho é promover as reflexões sobre esse tema. Conhecer o passado para compreender o presente e planejar o futuro. O livro faz a gente pensar e repensar as bibliotecas escolares”, frisou Araújo.

Ela também explicou que a motivação para escrever o livro veio do não cumprimento da lei federal nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Essa norma estabelece que em todo o território nacional, todas as instituições de ensino privadas e públicas, de todos os sistemas de ensino, devem contar com uma biblioteca. 

A diretora iniciou a pesquisa que deu origem ao livro em 2013, quando cursava o programa de especialização em Gestão de Bibliotecas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). E, neste ano, atualizou a pesquisa buscando a reflexão sobre o não cumprimento da lei. “Quero trazer essa reflexão para as pessoas. ‘Por que isso ainda não ocorreu? Quais são os desafios? O que podemos fazer?’”, questionou.

A obra foi financiada de forma privada pela própria autora, que diz acreditar na importância da própria pesquisa. “Eu acredito que essa pesquisa vai contribuir muito para preencher as lacunas do desenvolvimento das bibliotecas escolares do país”, destacou.
O livro físico será comercializado por R$ 50 a partir do evento de lançamento. Futuramente, Araújo planeja disponibilizar a obra para a venda on-line. 

Rebeca Vernillo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.