Cerca de 465 brigadistas já participaram deste novo módulo, que busca qualificar a comunidade escolar para agir de forma preventiva
O curso de Brigada Escolar, que forma brigadistas para todas as unidades escolares da rede municipal, passou a incluir um novo módulo voltado à segurança. Os cursos são realizados pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência de Formação Continuada, juntamente com a Diretoria de Segurança Ocupacional (DSO) da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH).
Desde agosto, cerca de 465 brigadistas participaram do módulo de segurança nas escolas e a previsão é de que, até o final do ano, mais de 500 cursistas passem por essa formação. Aqueles que realizaram o curso antes do módulo ser incorporado já foram chamados para a certificação.
No módulo de segurança, são abordadas estratégias e protocolos que envolvem, por exemplo, o horário de entrada e saída e o recebimento de pessoas nas unidades.
De acordo com a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, o objetivo dessa atualização é trazer conteúdos que ajudem a comunidade escolar a agir de forma preventiva no ambiente escolar. “A importância do módulo se mostra indiscutível, dada a necessidade de trabalhar com questões preventivas para assegurar uma segurança maior para professores, alunos e equipes gestoras”, ressaltou.
O curso de Brigada Escolar é ofertado desde 2019 para as 179 unidades escolares da rede municipal, a fim de formar brigadistas com conhecimentos sobre a prevenção e combate a incêndio, condutas adequadas de abandono de área, ações preventivas para segurança escolar e atendimento de primeiros socorros. Hoje, cada escola e Centro de Educação Infantil, municipal ou conveniado, possui uma equipe de brigadistas, respeitando a capacidade e porte da unidade, e um kit de primeiros socorros.
As próximas turmas serão realizadas em outubro. Na segunda (2) e terça-feira (3), as atividades envolvem os temas de primeiros socorros e combate a incêndio, assim como nos dias 16 e 17. O módulo de segurança nas escolas está previsto para quarta (25) e no dia 8 de novembro.
A formação dos brigadistas é ministrada pelos servidores Edivaldo Mariane de Andrade, que é bombeiro civil e atua na SME, e a médica do trabalho Fernanda Roque Martins Honorato, da DSO. O curso tem coordenação da servidora Cláudia Elizabete Gonçalves, responsável pela elaboração e implementação da formação na rede municipal.
A qualificação é estruturada em três fases. A primeira é composta pela formação teórica, realizada de forma on-line, seguida pela fase prática. Esta é realizada presencialmente no Centro de Formação da Guarda Municipal, com atividades voltadas ao combate de incêndio, primeiros socorros e segurança na escola.
Por fim, os cursistas simulam em cada unidade escolar uma evacuação do prédio com rota de fuga, e orientam a saída de todos de forma tranquila e segura. Nesta quinta-feira (28), houve a simulação na Escola Municipal Machado de Assis, situada no Residencial Buriti.
A primeira formação deste ano capacitou cerca de 300 motoristas e monitores do transporte escolar da rede municipal com conteúdos relacionados aos primeiros socorros. A preparação desses profissionais trouxe orientações para que possam lidar com ocorrências nos veículos ou em casos de acidentes, durante o trajeto, que exijam um atendimento prévio e imediato até a chegada do serviço especializado.
Atualizações
Desde 2022 a Brigada Escolar tem feito a atualização de conteúdos entre os brigadistas. Para este ano a previsão é que cerca de 1.000 cursistas, correspondentes a 100 unidades escolares, possam requalificar seus conhecimentos.
Luiza Arlindo/NCPML
#JornalUniãoLeia também: