Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa é viabilizada pela organização social Gerar, com apoio da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, e recursos do Governo Federal

Ontem (2), 32 mulheres receberam certificação pelo encerramento da primeira etapa do curso “Empreender: transformando vidas”, ofertado gratuitamente no Centro de Oficinas para Mulheres (COM). Foram 32 horas de capacitação, distribuídas em oito aulas presenciais direcionadas às áreas de marketing, precificação de produtos e formas de alavancar o negócio das mulheres de Londrina. A solenidade contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati e da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes. O vice-prefeito, João Mendonça, também esteve presente.

Além da entrega dos certificados, houve premiação para o primeiro e segundo lugar das alunas com melhor desempenho, conforme avaliação do instrutor e articulador social do Gerar, Leonardo Salgado, que ministrou as aulas.

O curso “Empreender: transformando vidas” é uma realização da organização social sem fins lucrativos Gerar (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), por meio do seu Projeto Mega, viabilizado com recurso do Governo Federal. Em Londrina, a ação conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM).

O objetivo da iniciativa é formar empreendedoras que já possuem o seu próprio negócio ou desejam iniciar um. As aulas começaram no Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino, instituído em 19 de julho, e a turma foi formada somente por mulheres atendidas pela SMPM. Com a conclusão dessa primeira etapa, começa a segunda parte do projeto, que envolve três meses de acompanhamento em consultoria individualizada e gratuita, e finaliza com uma grande feira do empreendedor.

Durante o evento, o prefeito Marcelo Belinati disse que a SMPM desenvolve inúmeros projetos importantes e que são exemplos para todo o Brasil. “Parcerias como esta são fantásticas, fica aqui a minha gratidão a todos os envolvidos no projeto. Em dezembro de 2016, antes de assumirmos a gestão municipal, Londrina tinha 46 mil empresas e hoje conta com mais de 80 mil, entre micro, pequenas, médias e grandes. Cada mulher aqui tem o sonho de empreender, de vencer, de gerar renda, poder prover as suas necessidades e de sua família, e nunca é tarde para começar. Registro aqui os meus parabéns a estas mulheres lutadoras e fortes, que vão em busca de seus sonhos”, apontou.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, o empreendedorismo pode transformar a vida de uma mulher, gerando autonomia financeira e pessoal. “Para que isto aconteça, sabemos que é fundamental que a mulher tenha acesso a treinamentos que possibilitem uma atuação mais assertiva, por exemplo, na hora de precificar seu produto ou vendê-lo na internet, como este que aconteceu no COM”, afirmou.

Uma das participantes do curso, Maria Aparecida de Paulo, que possui um negócio na área gastronômica, se disse muito satisfeita com a capacitação. “Fiquei um tempo parada, devido alguns problemas, mas agora estou voltando graças a esta oportunidade que a Prefeitura está nos dando. Foi muito bom participar deste curso, adquiri novos conhecimentos e agora vou colocar em prática. Aprendi sobre marketing, parcerias, e pretendo participar de feiras e eventos para divulgar aquilo que sei fazer”, afirmou.

A gerente do Centro de Oficinas para Mulheres, Carina Souza, ressaltou que o Projeto Mega ocorreu em meio a um momento importante do empreendedorismo feminino em Londrina. Isso porque, em junho deste ano, a SMPM firmou um termo de cooperação técnica com Sebrae para a instalação da primeira Sala da Mulher Empreendedora do Paraná e do Sul do Brasil, com previsão de inauguração em meados de agosto. “As mulheres atendidas pelo serviço contarão com acompanhamento e consultoria visando a formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e todos os encaminhamentos relacionados à abertura do próprio negócio”, frisou.

O professor Leonardo Salgado contou que foi muito gratificante acompanhar a história de cada uma destas mulheres. “Pudemos ver o quanto elas acreditam em seus sonhos, ainda mais agora com a conclusão das aulas, pois muitas vezes o que falta é apenas querer executar. Agora, a partir deste curso, foi possível ver que elas querem fazer as mudanças necessárias para ter mais sucesso em seus negócios”, relatou.

O articulador social da Gerar e articulador estadual do Projeto Mega, Matheus Gomide, informou que a capacitação fornece informações para que as mulheres formalizem seus negócios e as incentiva a evoluir e crescer em seus ramos. Segundo ele, neste ano há atividades previstas para mais de 30 municípios no Paraná, totalizando 38 turmas e mais de 2 mil vagas ofertadas. “O curso visa qualificar estas mulheres, porque vemos muitos empreendedores abrindo negócios e tendo que fechá-los muitas vezes por falta de um estudo antes de iniciá-lo. E este curso consegue trazer este escopo para as alunas e alunos, de forma sucinta e dinâmica, tanto nas aulas teóricas quanto na consultoria de três meses, que possibilita um atendimento individual e personalizado”, disse.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.