A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), que é a Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), encaminhou à ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, um ofício solicitando a implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Londrina.
A deputada aproveitou a presença da secretária executiva do Ministério da Mulher, Maria Helena Guarezi, que participou do Encontro de prefeitas e vereadoras, organizado recentemente pela Procuradoria Especial da Mulher para entregar o documento.
De acordo com Cloara, Londrina precisa, com urgência, de uma unidade de apoio para atender, principalmente, vítimas de violência doméstica. “A cidade registrou um aumento gigantesco de casos de agressões e muitas mulheres não têm para onde ir. Grande parte se obriga a voltar, com os filhos, para casa e viver junto com o agressor”, declara a deputada.
Dados da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Londrina (SMPM), aponta que houve acréscimo na quantidade de agressões: os registros subiram 343%, na comparação entre os meses de janeiro e outubro do ano passado.
Durante a semana, a deputada esteve na Casa da Mulher Brasileira de Curitiba para conhecer o projeto. “Fiquei impressionada como os serviços disponíveis estão sincronizados para dar o melhor atendimento e acolhimento às vítimas, incluindo filhos e filhas.”
A Casa da Mulher Brasileira oferece, de forma integrada, serviços que começam com o acolhimento da vítima, passando pelo atendimento psicossocial, o encaminhamento às delegacias especializadas, os Juizados, o Ministério Público, a Defensoria Pública e ainda cria condições de a mulher buscar sua independência financeira.
Ao receber o documento, Maria Helena reforçou o compromisso assumido pelo governo federal de ampliar o programa que hoje atende apenas as capitais os estados. Ela lembrou que Londrina foi o primeiro município do Brasil a criar uma secretaria dedicada às mulheres e seria mais que justo a cidade receber uma estrutura apropriada para complementar a rede de apoio já existente.
“Eu me comprometo a levar essa demanda para Brasília e a dar prioridade para Londrina assim que forem liberadas as autorizações para novas casas”, enfatizou a secretária.
ALEP
#JornalUniãoLeia também: