Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), que é a Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), encaminhou à ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, um ofício solicitando a implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Londrina.

A deputada aproveitou a presença da secretária executiva do Ministério da Mulher, Maria Helena Guarezi, que participou do Encontro de prefeitas e vereadoras, organizado recentemente pela Procuradoria Especial da Mulher para entregar o documento.

De acordo com Cloara, Londrina precisa, com urgência, de uma unidade de apoio para atender, principalmente, vítimas de violência doméstica. “A cidade registrou um aumento gigantesco de casos de agressões e muitas mulheres não têm para onde ir. Grande parte se obriga a voltar, com os filhos, para casa e viver junto com o agressor”, declara a deputada.

Dados da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Londrina (SMPM), aponta que houve acréscimo na quantidade de agressões: os registros subiram 343%, na comparação entre os meses de janeiro e outubro do ano passado.

Durante a semana, a deputada esteve na Casa da Mulher Brasileira de Curitiba para conhecer o projeto. “Fiquei impressionada como os serviços disponíveis estão sincronizados para dar o melhor atendimento e acolhimento às vítimas, incluindo filhos e filhas.”

A Casa da Mulher Brasileira oferece, de forma integrada, serviços que começam com o acolhimento da vítima, passando pelo atendimento psicossocial, o encaminhamento às delegacias especializadas, os Juizados, o Ministério Público, a Defensoria Pública e ainda cria condições de a mulher buscar sua independência financeira.

Ao receber o documento, Maria Helena reforçou o compromisso assumido pelo governo federal de ampliar o programa que hoje atende apenas as capitais os estados. Ela lembrou que Londrina foi o primeiro município do Brasil a criar uma secretaria dedicada às mulheres e seria mais que justo a cidade receber uma estrutura apropriada para complementar a rede de apoio já existente.

“Eu me comprometo a levar essa demanda para Brasília e a dar prioridade para Londrina assim que forem liberadas as autorizações para novas casas”, enfatizou a secretária.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.