Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Tercilio Turini quer o apoio do Governo do Estado à proposta de instalação em Londrina da Escola de Formação de Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro. Em requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, ele pede audiência com o governador Carlos Massa Ratinho Junior para lideranças políticas, do setor produtivo e de outros segmentos apresentarem o projeto que será encaminhado ao Ministério de Defesa oficializando a candidatura londrinense.

Tercilio alerta que há uma mobilização de setores políticos, inclusive da liderança do governo na Assembleia, para definir Ponta Grossa como município-sede do empreendimento. “Como representante de Londrina, fiquei muito surpreso e extremamente preocupado quando circularam informações sobre a decisão do governo em apoiar Ponta Grossa”, diz o deputado. A intenção, ressalta, é que o governador dê o mesmo tratamento aos dois municípios.

Em nome das lideranças e da população do Norte do Paraná, o deputado pede ao governador que some forças no movimento para a Região Metropolitana de Londrina atrair a Escola de Sargentos. “O envolvimento do Governo do Estado é determinante, inclusive com a liberação de recursos para contribuir na aquisição da área”, cita Tercilio Turini no requerimento.

O deputado enfatiza no documento: “Com todo respeito, preciso fazer um alerta: o posicionamento do Governo do Estado em apoio apenas à candidatura de Ponta Grossa, se confirmado, causará enorme descontentamento em todo o Norte do Paraná.” Ele ressalta ainda que Londrina não vai desistir do empreendimento e prosseguirá até o fim na disputa.

O Ministério da Defesa deve definir neste ano o município-sede. O investimento projetado pode chegar a R$ 800 milhões. Depois de ativada, a Escola vai formar 2.500 sargentos a cada dois anos. Somando-se a oficiais, instrutores e familiares, a previsão é de atração de mais de 4.000 pessoas por período.

No final de janeiro, uma comitiva do Exército visitou Londrina a convite do deputado federal Filipe Barros. Em reunião no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, com a presença do deputado Tercilio Turini, foi confirmada a entrada de Londrina na disputa. Outras cidades concorrentes são Santa Maria (RS) e Recife (PE).

“Espero que a audiência com o governador seja agendada o mais rápido possível, para Londrina defender o seu projeto de atração da Escola de Sargentos do Exército”, afirma Tercilio Turini.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.