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Seguir firme com a mobilização de Londrina e região é fundamental para garantir a inclusão do Contorno Leste nos Lotes 3 e 4 das concessões de rodovias do Paraná - destaca o deputado estadual Tercilio Turini. "Será uma grande injustiça com os londrinenses e todo o Norte, o Norte Pioneiro e outras áreas do estado se a obra não for incluída no edital de licitação como obrigação das concessionárias. Temos que fortalecer o movimento das lideranças regionais para convencer os governos estadual e federal sobre a importância do Contorno Leste para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população" - ressalta o deputado.

A proposta é construir um ramal rodoviário para ligar a PR 445 até a BR 369, desde as imediações do antigo Posto Serrinha até a Ceasa em Ibiporã, numa extensão de cerca de 25 quilômetros. O Contorno Leste vai desafogar o tráfego intenso da área urbana de Londrina, ampliando a logística de transporte, reduzindo acidentes e mortes principalmente na Via Expressa e Avenida Brasília, facilitando o acesso ao Aeroporto, abrindo novas áreas de expansão para investimentos e movimentando a economia com empregos e renda. "Quem vai pagar o Contorno Leste é a população com as tarifas de pedágio, o dinheiro vai sair do nosso bolso. Não depende um centavo sequer do Estado, da União ou dos municípios. O Ministério da Infraestrutura tem tempo hábil para colocar a obra nas concessões. A ANTT fez estudos no período de formatação da modelagem e das audiências públicas. Como a decisão é política, só teremos resultado com a união de todos e muita pressão", afirma Tercilio Turini.

"Estivemos com o governador Ratinho Junior, com o ministro da Infraestrutura Renan Filho e a reivindicação do Contorno Leste já chegou ao presidente Lula. Entidades empresariais, prefeitos e vereadores defendem a obra. Não podemos aceitar que não seja incluída nas concessões. Em Ponta Grossa, por exemplo, estão previstos dois contornos de mais de 42 quilômetros. No Paraná, são 1.800 quilômetros de duplicações de rodovias, viadutos, terceiras pistas, acessos e outras intervenções. É inadmissível que Londrina não tenha um contorno de 25 quilômetros", enfatiza Tercilio Turini, apontando ainda que o possível impacto na tarifa de pedágio é mínimo diante da relevância do empreendimento para o futuro da região. "Sabemos que existe resistência, mas a cobrança firme das lideranças é o caminho para superar os obstáculos", acrescenta o deputado estadual Tercilio Turini.

Encontro na Sociedade Rural com lideranças: entidades apoiam iniciativa estratégica para Londrina e região.

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