Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A preservação da chaminé da antiga Serraria e Cerâmica Mortari é fundamental como homenagem aos pioneiros, monumento da história de Londrina e uma referência de uma época para as atuais e as futuras gerações. É a opinião do deputado estadual Tercilio Turini, que enviou documento à direção da Rede de Farmácias São João, solicitando a busca de uma solução conjunta com poder público e comunidade para garantir a manutenção da chaminé construída em 1936.

"A chaminé é um grande marco que desponta na memória afetiva dos londrinenses, para aqueles que viveram na época da construção e também as pessoas mais novas que buscam conhecer como foi o passado e a evolução de Londrina" - aponta o deputado em expediente enviado ao presidente da empresa com sede no Rio Grande Sul, Pedro Henrique Kappaum Brair, sugerindo abertura de diálogo para desenvolver projeto de memorial no local.

A empresa vai instalar uma farmácia no imóvel e pretende demolir a chaminé. Hoje de manhã inclusive ia iniciar a derrubada, mas foi impedida por um ato administrativo baixado pelo prefeito Marcelo Belinati. "Foi uma medida correta que evitou o pior, que é a demolição. A comunidade quer conversar e encontrar um caminho para preservar a chaminé, então o prefeito agiu adequadamente", avaliou o deputado Tercilio Turini.

O documento ao presidente da empresa informa que a chaminé que agora em 2024 completa 88 anos indicava o complexo da família de Amadeu Mortari - que fabricava muito do que foi usado nas casas, no comércio e em todo tipo de construção da cidade que começava a se formar. "Familiares lembram ainda que a madeira beneficiada também era vendida em outros estados, exportada para vários países e inclusive utilizada na Inglaterra na fabricação de grandes barcaças durante a II Guerra Mundial" - argumenta o deputado.

Tercilio Turini ressalta que Londrina vai completar 90 anos no próximo dia 10 de dezembro e a preservação da chaminé pode ser um grande presente para a cidade na comemoração das nove décadas de fundação do município. "A cidade acolhe a expansão dos negócios com satisfação e agradece aos grupos que enxergam o potencial londrinense e para cá trazem novos investimentos que movimentam a economia, criam empregos e proporcionam renda às famílias. Avaliamos que a empresa tem uma boa oportunidade de inserir a marca na história do município e no coração dos londrinenses" - enfatiza o deputado estadual Tercilio Turini.

Ricardo da Guia Rosa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.