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O deputado estadual Tercilio Turini está convocando prefeitos, deputados, lideranças e a comunidade da região de Londrina a assinarem o documento para garantir a inclusão do Contorno Leste como obrigação contratual nas concessões de rodovias do Paraná. Em pronunciamento hoje na Assembleia Legislativa, ele alertou novamente que existem pessoas trabalhando contra e tentando desqualificar a obra. "Já falaram em valores astronômicos, coisa de R$ 1 bilhão, e alegaram que não existe tráfego suficiente de veículos para justificar a construção do Contorno Leste. São inverdades, o próprio Ministério da Infraestrutura confirma a viabilidade técnica da obra e sem necessidade de mexer na tarifa de pedágio" - ressalta o deputado.

Tercilio Turini apresentou gravação de videoconferência realizada pelo governo federal e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em 17 de março de 2021, para debater com os paranaenses as obras nas concessões. Na oportunidade, o então diretor de Transportes Rodoviários do ministério, Guilherme Bianco, confirmou que foram feitos estudos sobre o Contorno Leste e sua viabilidade, citando inclusive que o eixo rodoviário teria custo estimado de R$ 300 milhões. "Está documentado: o Ministério da Infraestrutura assegurou que se o Governo do Estado bancar a duplicação completa da PR 445, o Contorno Leste pode ser incluído na concessão sem impacto na tarifa", relatou o parlamentar.

O Ministério trabalhava com a perspectiva de a duplicação do último trecho da PR 445, entre Lerroville e Irerè, constar das concessões num investimento de R$ 220 milhões da futura concessionária. Como o governador Ratinho Junior já anunciou várias vezes que vai bancar a duplicação completa com recursos do governo estadual, fica o caminho aberto para o Contorno Leste ser incluído no Lote 3. "Não existe qualquer impedimento. As lideranças do Norte e Norte Pioneiro Londrina apoiam os contornos em outras regiões do Paraná, mas exigem o Contorno Leste de Londrina por respeito, reciprocidade pela enorme contribuição ao estado e pela importância para o desenvolvimento regional da ligação da PR 445 até a BR 369", salienta o deputado londrinense.

Turini lembra que nos contornos de Ponta Grossa, Maringá e outros municípios não houve imposição a prefeitos, deputados e lideranças para assinarem documentos pelas obras. "Por que essa exigência no Contorno Leste de Londrina. Já levamos documento ao ministro da Infraestrutura, Renan Filho, com a reivindicação da região. Eu assinei, os demais deputados estaduais e federais, o prefeito Marcelo Belinati e dirigentes de entidades do setor produtivo também assinaram. Mas se querem um novo documento, vamos mobilizar a comunidade do Norte e Norte Pioneiro. Não podemos é perder a oportunidade de incluir o Contorno Leste nas concessões", afirma Tercilio Turini.

O parlamentar reforça que o Contorno Leste é fundamental para toda a região: vai retirar o tráfego pesado do perímetro urbano de Londrina, reduzir acidentes e preservar vidas, ampliar a infraestrutura de transporte, facilitar a ligação com municípios do Norte Pioneiro a caminho de Curitiba e Porto de Paranaguá, criar acesso ao Aeroporto José Richa e viabilizar o terminal de cargas, permitir a integração de modais rodoviário e ferroviário na região Leste de Londrina e em Ibiporã, abrir áreas de expansão e instalação de parques industriais para gerar empregos e fortalecer a economia.

Ainda na sessão de ontem, o deputado Luiz Claudio Romanelli relatou que em reunião na semana passada no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, mais uma vez ficou claro que o governo federal tem o Contorno Leste como obra definida nas concessões. "Já passou da hora daqueles que estão criando dificuldades se unirem a nós que defendemos o Contorno Leste e resolvermos de uma vez por todas a inclusão da obra. Do contrário, vamos movimentar a comunidade em defesa da nossa região" - declara o deputado estadual Tercilio Turini.

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